O surgimento de novos casos de COVID-19 na Bahia é um lembrete constante de que a batalha contra a pandemia está longe de ser vencida. Embora a situação tenha melhorado consideravelmente desde o início da crise em 2020, a ameaça do coronavírus ainda persiste, e novos casos continuam a surgir em todo o estado.
A cidade de Itabuna lidera o estado em casos ativos de Covid-19, registrando 113 ocorrências, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Logo atrás de Itabuna, encontram-se outros municípios com um maior número de casos confirmados desde o início da pandemia no estado. Atualmente, Salvador apresenta 65 casos ativos, seguida por Feira de Santana, que registra 49 casos ativos de Covid-19.
Os principais sintomas da doença incluem tosse seca, febre e fadiga, embora alguns pacientes possam experimentar dores no corpo, congestão nasal, dor de garganta ou diarreia. Em casos mais graves, que geralmente afetam pessoas com comorbidades, ocorre síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.