Na última sexta-feira, 10 de novembro, o município de Ibirataia completou 63 anos de emancipação política. Para celebrar o aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal, através de suas secretarias de cultura, educação e desenvolvimento social, realizou nos dias, 09, 10 e 11 de novembro a 1ª Virada Cultural – Ibirataia 63 anos.
O primeiro dia do evento iniciou com o desfile das escolas da rede municipal de ensino que apresentou o hino, com o tema “Entre versos e história: 63 anos de Ibirataia, uma identidade que inspira”, ao final os compositores do hino, Kalu Calheira e Cosme Avelino (Ball), ambos já falecidos, foram homenageados. A programação continuou com a apresentação dos vencedores do concurso de poema realizado pela secretaria de educação dentro das unidades escolares. Estandes das escolas foram montados para apresentar o trabalho realizado durante o ano e puderam ser apreciados pela população. A noite foram realizadas mostras de movimentos esportivos do município, como da Academia Corpore, com Aerodança e Cross Training, e da Academia de Jiu-Jitsu Roosevelt, também esteve a apresentação dos grupos de Capoeira que compõe a cena da cidade.
Para encerrar o primeiro foi realizado o Show de Calouros, onde só puderam se inscrever os estudantes das escolas da rede municipal de ensino, e teve como vencedores, em primeiro, segundo e terceiro lugar estudantes do Colégio Marilúzia Silva Machado.
No segundo dia, 10 de novembro, data do aniversário da cidade, as comemorações continuaram com estandes das secretarias de educação, cultura, saúde e desenvolvimento social, para apresentar suas realizações para a população ibirataense. Foi realizada uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de São José, presidida pelo Pe. Nilson Roberto, vigário paroquial e co-celebrada pelos padre Jarmil Sarmento, pároco, e Pe. Bruno Nascimento, ambos filhos da terra. A celebração contou com a participação da comunidade local e com a presença de várias autoridades, como a Prefeita Ana Cléia e alguns vereadores. No início da noite os grupos de capoeira se apresentaram mais uma vez e em seguida a população pôde apreciar apresentações musicais, de Juvino Filho e Convidados, que recebeu no palco Carolina Caricchio e Melinda Alves, e em seguida a apresentação da Orquestra Clássica Popular de Jequié, que tocou os parabéns para a cidade e recebeu no palco Dona Alíria Andrade, de 96 anos, que representou todos os ibirataenses ao apagar as velinhas do bolo.
O terceiro e último dia contou com a participação das Cirandeiras de Ibirataia, um grupo de senhoras que se reúne para manter viva a cultura. Em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da SUFOTUR ( Superintendência de Fomento ao Turismo), foram realizados shows musicais, com a presença do grande nome do forró no nordeste, Berg Rabelo, e também a Banda Anjo Azul, a Banda Megatron e a revelação do momento Lucas Love, os filhos da terra Joedson Martins e a dupla de irmãos Van e Vini fizeram a festa para encerrar a comemoração dos 63 anos de Ibirataia.
Nos dias 10 e 11, a coordenação de esporte realizou em parceria com as unidades escolares campeonatos esportivos, com vôlei, futevôlei, travinha, dominó, baleado e futebol de areia. O momento teve a participação de times das escolas municipais e também de equipes da comunidade geral. O objetivo foi gerar incentivo ao esporte e despertar o espirito de equipe nos estudantes da cidade. *Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação