A Secretaria de Saúde de Ipiaú realizou treinamento de boas práticas de fabricação de alimentos na terça-feira (14) que tem como objetivo o projeto de capacitação para produtores de alimentos. Em plena atividade no município de Ipiaú, um programa de inclusão produtiva e segurança sanitária.
Em nome da Saúde Pública, o projeto é da Secretaria Municipal de Saúde – via Vigilância Sanitária – e tem como alvos as indústrias produtoras de alimentos de Ipiaú. “Primeiro, visitamos, inspecionamos e orientamos”, explica Larissa Bastos que é a coordenadora da Vigilância Sanitária veterinária.
Feito a inspeção, a unidade fabril é submetida a um curso de capacitação sobre as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, realizado pela Médica Veterinária da Vigilância Sanitária Vanessa Fonseca que resulta em um certificado, emitido como produtor capacitado.
“Essa ação é fundamental. O cumprimento das Boas práticas significa um produto de melhor qualidade e sanitariamente adequado. Ganha com isso o produtor de alimentos e a saúde do município”, avalia a secretária de Saúde Laryssa Dias.
Vanessa explica que as práticas orientadas na capacitação obedecem as determinações da legislação sanitária vigente.