Com o tema “Sociedade e Justiça”, teve inicio na noite da última segunda-feira, 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”, e prossegue até a próxima sexta-feira, 23, a Semana Integrada da Consciência Negra, celebrada conjuntamente pela Uneb – Campus XXI e CIEB.
O evento faz parte do projeto Novembro Negro e foi denominado de “(In)Justiça no Cotidiano da Diáspora Preta- Brasil um retrato ambíguo como nós somos tratados”. As atividades acontecem no espaço do Complexo Integrado de Educação Básica de Ipiaú (CIEB), antigo CIEI, e envolve apresentações de artes cênicas, performances, roda de conversas, palestras, feira de artesanato, exposição de artes visuais e outras atividades.
A programação foi aberta com a recepção ao público nos portões do CIEB, onde foram estabelecidas temáticas inerentes aos assuntos em pauta, a exemplo do “Canto de Nanã” e outras saudações da matriz africana, assim como uma apresentação do Coral Doces Vozes. Teve ainda uma roda de conversa com os alunos do Cieb. Em uma das paredes o estabelecimento foi instalado um belo painel que ilustra a afirmativa de que “A Alma Não Tem Cor”.
As atividades prosseguiram nesta nessa terça-feira, 21, com o quadro “Exaltação à Beleza Negra” que consta de oficinas de turbantes, tranças, maquiagem para pele negra, e a instalação da feira de artesanato. No período noturno será a vez da Exposição de Arte Visual Luxo Continuo” e da apresentação da peça teatral “Senzala”, pela Companhia Quarta Parede. Na oportunidade os artistas do espetáculo estabelecem com a plateia o dialogo: “Numa sociedade racista não basta ser racista, é preciso ser antiracista”.
Na quarta-feira, 22, às 18 horas, acontece a performance “Corpo Negro”, apresentada pelo artista cênico Tito da Cruz. Em seguida, das 19 às 22 horas,, o Prof. Dr. Sérgio São Bernardo, ministra a palestra: “Ancestralidade , Ubuntuidade e o ensinamento Kalunga como formadores do repertorio ético -jurídico Brasileiro”, Na mesma data o público também poderá contemplar a exposição do artista plástico Jackson Alves e uma mostra das obras do Coletivo de Artesanato e Cultura de Ipiaú.
Na tarde de quinta-feira, 23, das 14 às 18:30 ocorrerão oficinas de fotografia, capoeira, afroempreendedorismo e dança-afro, além das mesas temáticas abordando os temas: Mestres da Cultura Popular”; ‘Musicalidade e Violência”, “Religiosidade e Violência”, “Sociedade e Policia”. Na ocasião também consta uma roda de capoeira. A programação se encerra na noite de sexta-feira, 24, com um espetáculo de dança da Companhia Corpus. (Giro/José Américo Castro)