Nas entranhas do sistema de saúde pública da Bahia, mais um caso de demora na regulação médica chama a atenção e expõe as dificuldades enfrentadas por pacientes. Nestor Cassiano dos Santos, um idoso de 85 anos, residente no distrito do Japomirim, município de Itagibá, encontra-se internado no Hospital Geral de Ipiaú desde o último dia 20 de novembro de 2023.
A situação de Nestor se agrava pela necessidade de regulação para uma unidade hospitalar onde ele possa passar por um procedimento cirúrgico vascular, conforme apontado em relatório médico. A espera pela transferência tem gerado preocupação e angústia para a família.
Em busca de auxílio e consciente da urgência do caso, Fabiane dos Santos Reis, neta do paciente, procurou a redação do GIRO para dar visibilidade à situação de seu avô. Segundo ela, a demora na regulação médica tem impactado diretamente na qualidade do atendimento que seu avô necessita com urgência.
“Estamos apelando por urgência na regulação médica, pois a cada dia que passa, a saúde do meu avô fica mais comprometida,” relata Fabiane. A família de Nestor segue com esperança de que ainda essa semana, ele consiga a regulação médica.
A política de regulação de acesso aos leitos de urgência e emergência no estado da Bahia é alvo de inúmeras reclamações e já foi tema de debate promovido pelo Ministério Público estadual, mas até o momento segue com poucas melhorias. (Giro Ipiaú)