Moradores dos bairros Euclides Neto e Pau D´Arco, em Ipiaú, têm expressado sua insatisfação em relação à qualidade da água fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Vídeos enviados ao GIRO na tarde desta quinta-feira, 18, mostram torneiras despejando água com coloração amarelada, levantando preocupações sobre a segurança e potabilidade do abastecimento.
O morador do bairro Euclides Neto, Nestor Rocha, compartilhou sua indignação: “Gostaria que a Embasa nos informasse com total responsabilidade sobre o que está ocorrendo com o abastecimento de água aqui no bairro Euclides Neto. A coloração da água chega a ser absurda. Somos clientes e pagamos valores abusivos todos os meses na conta de água. É uma falta de respeito com a população ter que consumir uma água de má qualidade e ainda sem sabermos o que realmente está acontecendo e se a população não vai sofrer consequências em consumir esse tipo de serviço totalmente irregular. Fica o meu protesto e esperança de obtermos uma resposta exata sobre o que aconteceu.”
O relato do morador indica que a água com tonalidade inadequada não é um incidente isolado, e muitos temem pela saúde pública, considerando os riscos associados ao consumo de água contaminada. Além dele, uma moradora do Bairro Pau D´Arco também reclamou: “Fui surpreendida com a qualidade e cor da água que está vindo diretamente do registro. É imprópria para o consumo”.
A equipe do GIRO entrou em contato com a Embasa para obter uma resposta oficial sobre as reclamações dos moradores. O gerente do escritório local, Uallace Oliveira informou que a alteração da coloração da água ocorreu devido a um vazamento, que já foi corrigido por volta do meio-dia desta quinta-feira. (Giro Ipiaú)
Moradores dos bairros Euclides Neto e Pau D´Arco, em Ipiaú, têm expressado sua insatisfação em relação à qualidade da água fornecida pela Embasa. pic.twitter.com/KSDsc08SsL
— Giro Ipiaú (@Giroemipiau) January 18, 2024