A partir desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, os consumidores do estado da Bahia enfrentarão um aumento nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. A elevação é resultado de um aumento de 1,5% na alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em novembro do ano passado.
A Refinaria de Mataripe anunciou que os aumentos para as distribuidoras serão de 3% na gasolina, de 8% no diesel e de 2% no Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Não há informação do quanto será repassado para o consumidor.
O impacto do aumento na alíquota do ICMS será sentido diretamente pelos consumidores, que já enfrentam desafios econômicos. Com o aumento nos preços dos combustíveis, o custo do transporte e, por conseguinte, o preço de diversos produtos e serviços, também pode ser afetado.
O aumento do ICMS levanta questionamentos sobre a política tributária, especialmente no que diz respeito à carga sobre produtos essenciais, como combustíveis e gás de cozinha. Consumidores e empresários esperam uma análise mais detalhada sobre a necessidade e os impactos sociais e econômicos de tais aumentos, visando equilibrar as contas públicas sem prejudicar ainda mais a população.