A administração municipal de Campo Alegre de Lourdes, interior da Bahia, situada a 820 km de Salvador, na fronteira com o Piauí, firmou um contrato de R$ 1,3 milhão para o show do cantor Gusttavo Lima durante a celebração da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da cidade, agendada para o dia 9 de fevereiro.
O anúncio do evento gerou controvérsias nas redes sociais, uma vez que em setembro de 2023 a cidade decretou estado de emergência devido à seca. Curiosamente, quase dois meses após o decreto, o contrato com o artista sertanejo foi formalizado em 31 de outubro, conforme relatado pela Folha de S.Paulo.
O estado de emergência, com uma duração de 180 dias, foi fundamentado na grave impacto da estiagem nas atividades produtivas do município, incluindo agricultura, pecuária, danos ambientais e prejuízos à saúde da população.
A justificativa da prefeitura para os custos associados ao show está centrada no retorno financeiro esperado para o município, que possui cerca de 30 mil habitantes. O prefeito Enilson Marcelo (PC do B) explicou ao jornal que a festa atrai visitantes de 20 cidades vizinhas, totalizando de 30 a 40 mil pessoas. Ele ressaltou que o evento gera riqueza local, impulsiona restaurantes e atrai vendedores ambulantes.
Marcelo assegurou que as finanças municipais estão equilibradas, sem atrasos nos salários dos servidores, destacando ainda o programa Gestão 10, que entrega uma obra a cada 10 dias, com 90% dos recursos provenientes do próprio investimento municipal. Além disso, há a expectativa de que a festividade injete R$10 milhões na economia local, sem prejudicar áreas essenciais como saúde e educação.
O prefeito afirmou que, mesmo com a melhoria nas condições pluviométricas neste início de ano, o decreto de emergência permanece em vigor. Ele declarou que estão avaliando a situação para tomar a melhor decisão sobre a manutenção da emergência.