Na última quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Câmara Municipal de Ipiaú abriu suas portas para receber os Coordenadores do Projeto UNIPANCS, Emídio Neto e Lally Nascimento, que compartilharam um breve relato sobre os resultados do I Congresso a Jaca e suas Potencialidades (I CONJASP), realizado em dezembro no auditório compartilhado CETEP/UNEB.
Durante a participação na Tribuna Livre, além de apresentarem os destaques do evento, os representantes do Projeto UNIPANCS discutiram a importância da “Carta da Jaca”, documento aprovado durante o congresso, cujo objetivo é sensibilizar autoridades e instituições de pesquisa e ensino sobre a inclusão da jaca em diversas esferas, desde a alimentação escolar até políticas públicas de segurança alimentar e desenvolvimento local sustentável.
Foram mencionadas diversas ações em andamento para disseminar os objetivos da Carta da Jaca, incluindo reuniões com autoridades estaduais e municipais, bem como representantes de instituições de pesquisa. Destaque-se os encontros em Cruz das Almas, com a Coordenação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB e da Embrapa Mandioca e Fruticultura, onde a entrega da Carta da Jaca foi realizada e discutiram-se propostas para o futuro, incluindo o potencial II Congresso a Jaca e suas Potencialidades, previsto para acontecer na primeira semana de dezembro.
O coordenador do Movimento SOS Rio Jaguaripe, também integrante da Comissão de Entrega da Carta da Jaca e organização do II CONJASP, tem desempenhado um papel ativo na entrega do documento para diversas autoridades, incluindo representantes da CAR, SECULT-BA, Deputados Estaduais, Ministério do Desenvolvimento Agrário e outros.
Emídio Neto destacou a importância da inclusão da jaca na alimentação escolar e nas políticas públicas do município de Ipiaú, ressaltando o potencial dessa fruta para gerar novas fontes de renda para os agricultores familiares.
Ao final da apresentação, a equipe do Projeto UNIPANCS agradeceu à Câmara Municipal de Ipiaú pelo apoio dado à realização do I CONJASP e destacou a participação da equipe nas reuniões em Cruz das Almas.
Após as discussões e manifestações dos vereadores presentes, a Carta da Jaca foi oficialmente entregue à Câmara Municipal de Ipiaú, reforçando o compromisso com os ideais do projeto e a busca por uma alimentação mais diversificada e sustentável.
Este evento marca mais um passo importante na promoção da jaca como um recurso valioso para o desenvolvimento regional e a segurança alimentar, demonstrando o potencial transformador de iniciativas comunitárias como o Projeto UNIPANCS.
A Câmara Municipal de Ipiaú se compromete a apoiar e promover iniciativas que visem o desenvolvimento local sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.