A TL Engenharia, empresa de consultoria e projetos ambientais e sanitários, com projetos desenvolvidos em mais de 90 municípios do Estado da Bahia, esteve presente, através de serviço da prefeitura de Itagibá, no evento de fechamento do lixão de Itacaré. O projeto visa o aproveitamento de todo o lixo produzido pelo município, transformando-o em insumos industriais.
O projeto sócioambiental melhorou a vida de dezenas de catadores que moravam em barracos construídos dentro do lixo, a fim de retirar daquele local o sustento de cada dia. Agora estes catadores vão possuir um trabalho formal, carteira assinada, sendo profissionais da transformação do lixo em insumos para o mercado agroindustrial, em processos de reciclagem e compostagem.
A prefeitura de Itacaré, junto a outras autoridades estaduais e federais, irá construir uma casa para cada família dos ex catadores onde habitarão num loteamento próximo à central de tratamento dos resíduos sólidos do município.
Na oportunidade, o engenheiro Tiago Lima, diretor da TL Engenharia, se encontrou com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, que ressaltou a necessidade de desenvolver projetos de saneamento básico, sobretudo na área da gestão de Resíduos Sólidos, a fim de alcançar os objetivos traçados através do novo marco legal do saneamento.
A disposição dos resíduos em lixões a céu aberto, além de contaminar o solo e lençol freático da área atingida, atrai vetores de doenças para a comunidade local. “A melhor solução para o tratamento de resíduos, é investir em seu aproveitamento energético, assim mitigamos os impactos ambientais, enquanto que transformamos o lixo em uma valorosa fonte de renda para a população”, comentou o Eng. Tiago Lima, diretor da TL Engenharia e especialista em Engenharia Sanitária pela PUC-MG.