Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

A PRODIGIOSA SARA MIDLEJ PARGASA menina Sara Midlej Pargas, 12 anos, é uma das grandes promessas da música instrumental da Bahia. Ela começou a iniciação musical com a idade de três anos, na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e aos nove já se dedicava ao estudo do contra-baixo acústico. Atualmente executa este instrumento na Orquestra Castro Alves (OCA), a segunda maior do programa Neojibá ( Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

A música está no DNA da garota. Seu pai, o engenheiro de produção, doutor em estatística e professor da UFBA e instrutor de violão, Luís Alberto Pargas Carmona, é músico desde a primeira infância na Venezuela, onde nasceu em uma família de musicistas. A mãe, Mila Midlej Pargas é Administradora de Empresas, Mestre em Recursos Humanos, atua na UNEB e doutoranda da Universidade de Salamanca, Espanha.

Vale mencionar que Sara é neta do escritor e jornalista Wilson Midlej e da professora/doutora Jussara Midlej, que atuou como titular do Departamento de Ciências Humanas e Letras da UESB. A base intelectual tem sido de fundamental importância para a formação da jovem artista.

A disciplina, o bom ouvido, a habilidade manual e o perfeccionismo são virtudes da jovem musicista que também improvisa com muita criatividade. Muitas vezes, em casa, ensaia duetos com o pai e o irmão Luís Felipe, pianista na Orquestra Pedagógica Experimental – OPE- da NEOJIBÁ. O prodígio, no entanto, não a impede Sara de viver uma infância feliz. Brinca como toda criança, estuda e tem sido boa aluna do sexto ano, no Colégio Portinari, em Salvador.

SAMBA DO BOM É DESTAQUE NO FEIJÃO

Domingo, 10, a partir das 12 horas, no BarBossa, junto à Praça de Eventos, tem a 8ª edição do Feijão do Bom, uma realização de Carin Tadeu e Sambão do Bom. Três grandes atrações estarão animando o evento de gastronomia e boa música. O esquente fica por conta do cantor Darinho. Em seguida tem a excelente banda Sambão do Bom que conforme o próprio nome sugere traz um repertório do melhor desse gênero musical que se originou entre as comunidade afro-brasileira e é um dos símbolos mais conhecidos da diversidade cultural do Brasil.

A linha da banda é o samba raiz, passando por Pixiguinha até a atualidade. O elenco é formado por Thiago Muniz (vocal); Tom Benevides (violão de sete cordas); Zildes (cavaco e banjo); Roque Fischer (contra-baixo); Nino Gomes (surdão); Andinho (pandeiro); Giba (reco-reco) e Rebolo (tantã). A produção do grupo fica a cargo de Brito. Completando a programação da 8ª edição do Feijão do Bom, tem o grupo Sambão de Elite.

PINTURA EM TECIDOCumprindo proposta apresentada em edital da Lei Paulo Gustavo, a professora e artista plástica Marcia Sandes ministrou, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, um mine curso de pintura em tecido para 40 pessoas. As aulas, direcionadas para iniciantes e pintores mais experientes, foram gratuitas e ocorreram nos turnos vespertino e noturno, abordando uma variedade de técnicas e estilos. Durante a oficina Marcia Sandes contou com o auxilio de Etna Conceição e Raquel Santana. Os trabalhos decorrentes do mine curso serão apresentados na Virada Cultural do Edital 90 anos de Ipiaú, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em atendimento à Lei 125/2022 (Lei Paulo Gustavo) do Ministério da Cultura.

HISTÓRIA DA RADIODIFUSÃO EM IPIAÚEscrever a história dos meios de comunicação radiofônicos de Ipiaú, incluindo os serviços da Alta Falante é a proposta do acadêmico em História pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) campus Ipiaú, Edilson Alves Nascimento, o popular “João Grilo”. Para viabilizar o projeto, ele pretende concorrer a um edital público. A obra ser editada em forma de livro e outras mídias que darão subsídios para pesquisas em sala de aula e trará mais riqueza para a historiografia do município.

Apesar da deficiência visual, o autor já entrou em campo para levantar informações das emissoras e seus atores. Ele já tem conhecimento de que antes das emissoras de rádio, reinava os serviços da alto-falante, dos quais o pioneiro foi a Voz de Rio Novo, um empreendimento de Moacir Carvalho que tinha como locutor o vibrante Jota Hermano, e deixava a população de Ipiaú muito informada na década de 1950. Depois o serviço foi explorado pelo lendário locutor Zezito Amaral.

A FAMÍLIA DE BRUNOJá disseram que é na família onde a vida começa e o amor nunca acaba e que na jornada da vida ela é a bússola que nos orienta para o caminho certo. Sendo assim estamos sempre abrindo espaço nesta coluna para homenagear famílias que habitam Ipiaú. Desta vez focamos a imagem da família do jovem empresário Ávilton Bruno Fernandes Corrêa, mais conhecido na cidade como “Bruno de Galego do Reciclão”. Na foto ele aparece entre a esposa Thamille e os filhos André e Ana Julia. Em seus braços está a caçula Diana Lígia. É uma família bonita e feliz. O Reciclão, empresa familiar fundada por Ávilton Cássio Corrêa (Galego) é o único depósito que tem toda a documentação necessária para da destinação final de sucata metálica da cidade. Junto com “Galego”, estão Bruno e seu irmão Erick Belarmino. É a força da família fazendo o negocio prosperar.

EVENTO INFANTO-JUVENILMais uma vez os irmãos Diego e Diel promoveram um grande evento cultural recreativo. A edição deste ano do projeto “JUVENTUDE EM AÇÃO” aconteceu no dia 25 de fevereiro, na Rua Davi de Souza e mobilizou centenas de crianças do Bairro da Democracia e adjacências. A garotada se divertiu no pula-pula, competiu na corrida de saco, curtiu o quebra-pote e assistiu a um torneio de futebol. Além disso, se deliciou com pipocas, cachorro-quente, muitas guloseimas. Também teve distribuição de brinquedos, corte de cabelo masculino e outros benefícios, sem esquecer muita música e dança. Para realizar a festa, os irmãos contaram com o apoio de amigos e moradores do bairro. “Foi um domingo bem legal”, afirmou Diego. Ele lembra que o projeto “Juventude em Ação”, já faz parte do calendário de eventos alternativos do município e a cada ano ganha mais movimentação.

MEMÓRIAAté meados da segunda década de ano 2000, a Praça Rui Barbosa guardava um grande significado cultural em seu piso cujo estilo tinha origem portuguesa e de certo foi inspirado no famoso calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. A obra deve ter sido instalada nos anos 50 por algum prefeito que valorizava a bela arquitetura e tinha amor por Ipiaú. Infelizmente foi desfeita por quem pensava diferente e não tinha ligações com nossas raízes. Feito com pedras portuguesas pretas e brancas, o piso da nossa principal praça lembrava as ondas do mar e era uma espécie de cartão postal da cidade. Numa imprudente reforma da praça as ditas pedras portuguesas desapareceram. Ninguém sabe que rumo tomou ou a quem coube a apropriação indébita.

PRÉ-CANDIDATOSO radialista Sandro Sertão e o professor Joéliton Alves, pretendem concorrer a vagas na Câmara Municipal de Ipiaú. Eles são pré-candidatos pelo Partido dos Trabalhadores -PT- e contam com boa bagagem para trilhar a jornada almejada.

SANDRO SERTÃO – reside no Bairro Ubirajara Costa (Sitio do Pica-Pau), atua como repórter esportivo e apresentador de um programa esportivo na Rádio Livre. Na condição de repórter esportivo também marcou presença em algumas emissoras da região, a exemplo da Rádio Educadora, Itagibá FM, Netinho FM, de Ibirataia, Ubatã FM e Ipiaú FM. Na Rádio Livre apresentou diversos programas, com destaque para o “Cio da Terra”. Atualmente, nas manhãs de domingo apresenta o programa “Encontro com o Rei”, que só toca músicas de Roberto Carlos. Sandro Sertão também foi trabalhador rural e desde 1997 atua no setor de encomendas de algumas empresas que utilizam o Terminal Rodoviário. Caso chegue à Câmara Municipal sua principais bandeiras de luta serão o incentivo aos esportes e a defesa dos animais.

JOELITON – Professor e consultor, diretor geral da Secretaria de Educação, Joeliton Alves busca a oportunidade para desempenhar um trabalho que promova a melhoria da qualidade de vida das pessoas de Ipiaú. Ele considera que o vereador têm a responsabilidade de representar os interesses da comunidade local, defender as necessidades dos cidadãos e trabalhar para resolver os problemas enfrentados pela população. Com esse foco pretende implementar políticas públicas na infraestrutura, saúde, educação, comércio, indústria, agricultura e segurança pública. “Além disso, estarei comprometido e atuante para ser um agente de transformação, contribuindo com a participação cívica, a transparência e a responsabilidade na gestão pública”, adiantou Joeliton. O pré-candidato é filiado ao PT desde a década de 1990 e tem muita proximidade com o governador Jerônimo Rodrigues, o qual vem lhe incentivando a continuar um bom cidadão e a ser um político honrado e atuante.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro