Há mais de um ano, os moradores da região de Córrego de Pedras, especificamente na Fazenda Dois Riachos, zona rural de Ipiaú, têm lidado com problemas persistentes no fornecimento de energia elétrica pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O relato de Anastácia, uma moradora local, expõe a situação enfrentada pela comunidade local.
Ela relata que há um ano vem solicitando à Coelba a podagem das árvores que interferem na rede elétrica. Entretanto, apesar dos constantes pedidos, a empresa não tem respondido de maneira efetiva. A falta de manutenção adequada resulta em problemas frequentes de interrupção no fornecimento de energia, chegando ao extremo de deixar a fazenda e seus moradores sem eletricidade por até 15 dias consecutivos.
Além do desconforto e da inconveniência causados pela falta de luz, os moradores enfrentam prejuízos significativos. Anastácia destaca que é impossível manter alimentos na geladeira, já que tudo se perde com os longos períodos de falta de energia.
A situação se agrava ainda mais quando se considera a presença de um membro da família que necessita de cuidados especiais. Um tio de Anastácia que depende de uma sonda para se alimentar, requer eletricidade para preparar os alimentos que serão administrados através do equipamento.
Ela diz que já abriu vários protocolos e que as respostas da Coelba têm sido insatisfatórias e desumanas, sugerindo que o morador seja levado até a porta da empresa em uma ambulância para que possam verificar a situação. Outra reclamação é que quando a companhia elétrica envia uma equipe, geralmente não está capacitada com os equipamentos necessários, diante disso, tem que retornar e reagendar a visita para os serviços. Nossa reportagem não conseguiu contato com a Coelba. (Giro Ipiaú)