O prazo para adesão ao programa Desenrola Fies, que possibilita a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi prorrogado por três meses, agora estendendo-se até o dia 31 de agosto. Inicialmente, o período para que os estudantes pudessem usufruir de condições especiais para quitar ou parcelar suas dívidas terminaria nesta sexta-feira (31).
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (29) em Brasília, o Comitê Gestor do Fies explicou que a extensão do prazo foi decidida devido à baixa adesão ao programa e à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Até o momento, apenas 22,8% das adesões esperadas foram efetivadas. No Rio Grande do Sul, que enfrenta uma situação crítica devido a chuvas intensas, a taxa de adesão foi um pouco maior, atingindo 26,8%.
O comitê destacou que diversos estudantes solicitaram a prorrogação do prazo devido à perda de documentos e bens pessoais em decorrência dos alagamentos. “Pedidos de prorrogação foram apresentados por estudantes que perderam seus documentos e bens devido ao alagamento de suas casas”, informou o comitê.