Em um mundo cada vez mais inclusivo, a acessibilidade se torna uma questão central para a sociedade. Em Ipiaú, essa realidade está se concretizando através do Projeto de Acessibilidade em Libras, idealizado por Thaiana Ferreira dos Santos, mestra em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB). O projeto, que visa ensinar sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a pessoas ouvintes que atuam no comércio local, teve início em 2022 e já está trazendo importantes transformações.
A primeira turma do projeto foi formada em 2022, marcando o começo de uma nova era de inclusão no comércio de Ipiaú. No entanto, em 2023, o projeto teve uma pausa, pois Thaiana estava se dedicando à conclusão de seu mestrado. Com o término de sua formação, o projeto retornou com força total em 2024, desta vez em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipiaú, formando uma segunda turma.
Comerciantes e comerciários de Ipiaú têm demonstrado um crescente interesse em aprender Libras, reconhecendo a importância de se comunicar efetivamente com clientes surdos. Um exemplo dessa iniciativa é a Loja KARLOS MODAS. Inspirada pela funcionária Creuzangela, a gerência da loja solicitou uma formação específica para sua equipe. A solução encontrada foi um mini curso de dois encontros formativos, utilizando material do próprio projeto de 2022, porém adaptado e resumido para atender às necessidades específicas da loja.
Thaiana Ferreira, juntamente com a instrutora surda Crisliane Sampaio, conduziu a formação com toda a equipe da KARLOS MODAS. O investimento foi recompensador, garantindo um aprendizado significativo para todos os participantes. Essa ação, embora parte do projeto maior, nasceu da sensibilidade da loja em reconhecer e responder a uma necessidade emergente da cidade. A iniciativa destacou a importância do conhecimento em Libras na formação individual e profissional, promovendo uma sociedade mais inclusiva e acessível.
Thaiana Ferreira vê grandes possibilidades para a cidade de Ipiaú com a continuidade do projeto. Interessados podem optar por um curso de 30 horas, voltado para indivíduos, ou por momentos formativos específicos para equipes. Para mais informações sobre como participar, entre em contato pelo telefone: (73) 98887-3532.