A Bahia manteve, em 2023, os maiores números de letalidade policial do Brasil. Foram 1.699 mortes por intervenção de agentes de segurança de um total de 6.393 registros — ou 1 a cada 4 casos notificados em todo o país. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quinta-feira (18).
O ranking das cidades onde a polícia mais matou foi divulgado pelo g1. Nele, o município de Jequié, no sudoeste baiano, aparece na liderança da lista nacional: 46,6 mortes a cada 100 mil habitantes foram provocadas por policiais.
Vale ressaltar que no Anuário anterior, Jequié foi apontada como a cidade mais violenta do Brasil. No atual ela caiu para a segunda posição, ficando atrás de Santo Antônio de Jesus, também na Bahia. A onda de violência ocorre por conta de grupos que se aliam a facções como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) e travam batalhas por território.
A Bahia tem ainda outras 4 cidades no TOP 10 do Anuário recente: Eunápolis, no extremo sul, na quarta posição (29 mortes a cada 100 mil/hab.), Simões Filho, na Região Metropolitana, em sétimo lugar (23,6), Salvador, em oitavo (18,9), e Luís Eduardo Magalhães, no oeste, em décimo (18,5). Leia mais no G1