A campanha Julho Amarelo está em destaque nas editorias de saúde dos jornais, sites e, especialmente, nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. Representada por um laço amarelo, a iniciativa ressalta a importância das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essas doenças representam um sério problema de saúde pública tanto no Brasil quanto no mundo, e, por isso, é fundamental ter atenção ao consumir informações sobre o tema.
Visando alertar a população de Ipiaú e região, o grupo “Parceiros do Bem”, doadores de sangue, em parceria com o grupo “Nova Vida” e o laboratório “Controle”, realizou um pit stop neste sábado, dia 20. O evento reuniu vários doadores de sangue, que estavam equipados com balões e fitas amarelas, além de contar com um carro de som que abordou motoristas e pedestres da localidade, compartilhando informações importantes sobre os cuidados relacionados a essa doença.
As hepatites virais são infecções que afetam o fígado, causando alterações que podem ser leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, essas infecções são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por diferentes tipos de vírus, sendo que algumas hepatites podem ser desencadeadas pelo uso de medicamentos, álcool e outras substâncias, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
O grupo “Parceiros do Bem” tem realizado, ao longo de quatro anos, diversos trabalhos significativos em Ipiaú e região. Para aqueles que desejam saber mais sobre o projeto, basta entrar em contato pelo telefone (73) 98142-1860 e falar com Alenilton Torres.