Giro Ipiaú

Atlantic Nickel demite mais de 80 colaboradores e retoma serviço terceirizado em área da mina

Foto: Divulgação

A mineradora Atlantic Nickel, que opera no município de Itagibá, anunciou na manhã desta terça-feira, 23, a demissão de mais de 80 colaboradores. Um dos funcionários afetados, que preferiu não ter seu nome divulgado, informou ao GIRO que a decisão de retomar o serviço terceirizado foi tomada pelo grupo que administra a Mina Santa Rita, de maneira silenciosa, sem permitir que os empregados solicitassem demissão por conta própria.

“Diante dessa situação, os demitidos só poderão ser recontratados após 18 meses, ou poderão ingressar em uma empresa terceirizada apenas se for em outra função”, comentou o colaborador.

Nossa reportagem procurou a Atlantic Nickel, que confirmou que essa condição está amparada na Lei 13.467 de 2017.  Em nota enviada à redação, a mineradora explicou o motivo das demissões e a decisão de terceirizar a manutenção e operação de uma área específica da mina chamada ROMPAD e infra-site.

Nota da Atlantic Nickel

“A fim de manter a saúde financeira e evitar potenciais paralisações das operações, a Atlantic Nickel está terceirizando a manutenção e operação de uma área da mina chamada ROMPAD e infra-site.

Para apoiar os empregados desligados nesta transição, a companhia está oferecendo um programa de recolocação profissional por um período de 6 meses, visando contribuir para que encontrem novas oportunidades de emprego.

A Atlantic Nickel reforça seu compromisso com a sustentabilidade da região e o respeito às comunidades locais. Dessa forma, a empresa terceirizada que assumirá esta atividade mantém o mesmo compromisso com a contratação de mão de obra local, inclusive aumentando a participação de funcionários de Itagibá e Ipiaú, garantindo ainda que o número total de vagas de trabalho na região permaneça inalterado.

Por fim, a mineradora esclarece que todas as partes interessadas, incluindo Prefeituras, Câmara Municipal e Sindicato, foram informadas previamente sobre este processo.”

Preocupação

A notícia da demissão e a terceirização dos serviços provocou preocupação entre os trabalhadores e a comunidade local. Entretanto, a Atlantic Nickel assegura que está tomando medidas para minimizar os impactos e apoiar os funcionários desligados, enquanto busca manter o desenvolvimento econômico e social da região. Vale ressaltar que em março deste ano, a Atlantic anunciou a reorganização dos trabalhos na minha, implicando na transição de uma empresa contratada com centenas de colaboradores, cujo contrato encerrava em abril (ver matéria).

A Atlantic Nickel atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de níquel no sul da Bahia, em Itagibá. A empresa integra a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory, fundo de investimento em mineração. (Giro Ipiaú)