Foram 54 educadores e 2,2 mil alunos impactados positivamente em cinco escolas municipais. Eis o legado do STEM Brasil, programa de capacitação que atuou em Itagibá e Ipiaú sob investimento da Atlantic Nickel, em parceria com secretarias municipais de Educação. O sistema prepara educadores nas áreas de Ciências da Natureza, Engenharia, Tecnologia e Matemática através de uma metodologia com foco em atividades práticas, aprimorando a qualidade do ensino.
Para marcar a conclusão do programa e divulgar os resultados obtidos em sala de aula, foi realizada, na última semana, a Feira de Ciências e Matemática do STEM Brasil, promovida em parceria com a Atlantic Nickel. O evento aconteceu no Colégio Municipal Raimundo Santiago de Souza, em Itagibá, e reuniu estudantes do ensino fundamental e docentes desta e de outras quatro escolas da região: Colégio Municipal 14 de Agosto e Escola Antônio Imbassahy, ambos de Itagibá; Colégio Municipal Ângelo Jaqueira e Colégio Municipal Celestina Bittencourt, de Ipiaú.
Cerca de 350 presentes puderam visitar estandes e acompanhar a apresentação de 25 projetos bem elaborados e apresentados pelos alunos, que tiveram a sensibilidade de correlacionar, na maioria deles, atividades no ramo da mineração, reforçando o interesse em nossas ações.
Ao longo do ciclo, que teve início em 2022, professores e gestores integrados à jornada de aprendizado exploraram estratégias de ensino para criação de aulas inovadoras e atrativas, com práticas experimentais. Os jovens foram cativados pela metodologia e incentivados ao estudo de forma criativa. Como resultado, houve um aumento médio de 8,3% nas médias finais dos estudantes, considerando as cinco escolas participantes.
Alinhada a esse propósito e em compromisso com o desenvolvimento do território onde está inserida, a Atlantic Nickel investe em projetos como este, que contribuem para a prosperidade das comunidades anfitriãs. O objetivo é elevar os índices de educação básica, aprimorar padrões de ensino e alavancar o desenvolvimento social do território, gerando oportunidades e crescimento profissional para jovens e educadores.
Gerente geral da Atlantic Nickel, Adair Rezende considera que uma educação de qualidade é o maior legado que a mineradora pode deixar para a região. “Promovemos desenvolvimento sustentável. O resultado deste programa continua todos os dias na sala de aula, tocando um pouco mais cada aluno que vai passar por esses professores que realizaram a formação”, concluiu.
Sobre a Atlantic Nickel
A Atlantic Nickel atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de níquel no sul da Bahia, em Itagibá. A empresa integra a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory, fundo de investimento em mineração.
O compromisso da Atlantic Nickel é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades que recebem seu empreendimento para produzir concentrado de níquel de alta qualidade. A empresa investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território com a aplicação de ações e normas ligadas à saúde, segurança, gestão ambiental e social.
Sobre a Appian Capital Brazil
A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com cinco anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois negócios em produção no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano.
Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações.