A Bahia registrou 2.087 homicídios dolosos no primeiro semestre de 2024, liderando os índices de violência no país, conforme dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp). A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou um número maior, de 2.208 mortes violentas no mesmo período. A divergência de dados não foi esclarecida pela SSP-BA, enquanto o Ministério da Justiça confirmou que os dados são fornecidos pelas secretarias estaduais.
Com a quarta maior população do Brasil, a Bahia superou Minas Gerais e São Paulo em número absoluto de homicídios, apesar de ocupar a quarta posição na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. O estado registrou uma redução de 15% nos homicídios em comparação ao primeiro semestre de 2023.
O sociólogo Luiz Claudio Lourenço, da Universidade Federal da Bahia, em entrevista ao Correio24h, apontou que a redução não indica um combate eficaz à violência, destacando a necessidade de políticas para diminuir a vulnerabilidade social dos jovens.
A Bahia foi a única unidade federativa a registrar mais de 2.000 homicídios na primeira metade do ano, mantendo-se na liderança de homicídios dolosos pelo terceiro ano consecutivo, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública e o Atlas da Violência.
A SSP-BA destacou uma redução de 13% nas mortes violentas no primeiro semestre de 2024, atribuindo os resultados ao trabalho das forças policiais, integração entre as forças de segurança, ações de inteligência e investimentos contínuos.