A ministra da Saúde, Nísia Trindade, desconsiderou a possibilidade de pandemia no Brasil por mpox (variante da varíola dos macacos), neste momento. Segundo a titular da pasta, existe um alerta muito importante acerca da doença, porém, ainda não há necessidade de “uma situação que devemos ter alarme, no sentido de uma pandemia”.
“Trata-se de alerta e é muito importante frisar isso, mas não de uma situação que devemos ter alarme, no sentido de uma pandemia”, afirmou a Nísia, durante entrevista à CNN, nesta quarta-feira (21).
A ministra explicou ainda que existem medidas de segurança a brasileiros e a outras populações do mundo. “Não só em relação a pessoas vindas da África. Basta lembrar que já aconteceu caso na Suécia, que é de um viajante. Neste momento o alerta deve ser geral”, ressaltou.
Trindade destacou ainda que “não está sendo recomendado neste momento” qualquer tipo de iniciativa que oriente brasileiros a evitarem países do centro africano. “Estamos estudando missões juntos à OMS para apoio a essas populações em situação de surtos”, comunicou a ministra.