Giro Ipiaú

Morre aos 74 anos o professor Joselito Fernandes

Joselito era professora de Karatê

Aos 74 anos, morreu na manhã do último sábado, 7 de setembro, em sua residência no Bairro ACM, o professor de karatê Joselito Fernandes de Oliveira. Ele era natural do município de bandeiras do Sul, MG, descendente de indígenas e conheceu as artes marciais quando ainda era um adolescente de 15 anos. Deixou três filhos e uma historia de importantes conquistas.

O óbito, por volta das seis horas, decorreu de complicações cardíacas. Tinha pouco tempo que ele tinha sido submetido a uma cirurgia no coração. O sepultamento ocorreu ainda no sábado no Cemitério Novo, onde além de familiares e amigos, alunos prestaram às ultimas homenagens em memória de Joselito.

Foto: Arquivo/Familiar

Ao longo da sua trajetória acumulou mais de 40 títulos, dentre os quais os de tetra campeão da Copa Brasil, tricampeão brasileiro, e vice campeão mundial, em uma competição na cidade de Londrina, Paraná. Tinha graduação de Faixa Preta 8º Dan e caminhava para o nono. Sua pretensão era chegar ao cobiçado 10º Dan, o ultimo do ciclo de graduação.

Em sua modesta casa guardava troféus, medalhas, diplomas, recortes de jornais e outros documentos que atestam suas vitorias e glorias, obtidas durante mais de 50 anos de atividades. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade local.

Alunos de Joselito prestaram homenagem

Há quatro décadas sua academia, Fantástico Karatê Clube, formava atletas e cidadãos. Mais de 6.000 alunos já pisaram no tatame da entidade, dezenas de faixas pretas, algumas graduadas até o Terceiro Dan (Sandan), inúmeros títulos foram conquistas e grandes campeões revelados.

As primeiras aulas foram ministradas num espaço do Clube Náutico Rio das Contas, depois a entidade passou por outros endereços estando hoje estabelecida no Grupo da 3ª Idade de Bem com a Vida, localizado no Bairro Constança. A aplicação dos discípulos proporcionou sucessivas alegrias ao mestre. (Giro/José Américo Castro).