Giro Ipiaú

Como os apps de relacionamentos estão transformando a busca pela felicidade em um vício

Foto: Reprodução

Todos os anos, o número de pessoas que procuram por amor usando aplicativos e sites de namoro está aumentando. De acordo com estatísticas recentes, cerca de 18% de todos os casamentos modernos foram entre pessoas que se conheceram online. Esse é um número elevado.

Mas será que os serviços de namoro modernos são tão eficazes como acreditamos? Ou são uma completa perda de tempo?

Hoje, vamos tentar responder essas questões e, ao mesmo tempo, compartilhar algumas dicas úteis que ajudarão a tornar seu namoro online mais eficaz. Estamos certos de que será interessante!

Vício em aplicativos de namoro

O vício é a propriedade de invocar dependência. Do ponto de vista médico, vício geralmente significa dependência, por exemplo, de nicotina ou de bebidas alcoólicas. No entanto, o vício pode ser bastante diferente desses exemplos. Às vezes, também está associado ao namoro online.

Existem vários fatores que tornam o namoro online viciante:

  1. Sensação de recompensa. Quando um usuário vê os perfis de outras pessoas, ele não sabe quais deles irão ter uma atração mútua. Isso cria uma sensação de paixão e excitação, que é reforçada pela produção de dopamina, o hormônio do prazer. Como resultado, o próprio vício surge — a pessoa quer obter mais e mais dopamina.
  2. O efeito FOMO (medo de perder algo importante). O usuário vê um grande número de potenciais parceiros no aplicativo e isso gera o medo de perder a pessoa certa. Isso os obriga a deslizar ainda mais perfis, abrir constantemente o aplicativo em seu celular e passar horas nele.
  3. O efeito da “paralisia de escolha”. Este é um efeito específico associado à abundância de opções para encontrar e escolher um parceiro potencial. A capacidade de tomar decisões diminui e a pessoa se sente deprimida e insegura. Como resultado, ela gasta mais tempo pensando do que agindo.

Tudo isso nos diz que o namoro online tradicional não é tão eficaz quanto os profissionais de marketing estão sempre tentando nos convencer. Embora isso não signifique que você deva abandonar completamente esse formato, ainda assim vale a pena ajustar sua abordagem ao namoro online para alcançar os seus objetivos. Portanto, a seguir, compartilharemos algumas abordagens alternativas para seu namoro online!

Namoro em bate-papos por vídeo

Às vezes, a solução mais inteligente é mudar radicalmente sua abordagem em relação ao namoro online. Por exemplo, em vez de serviços tradicionais como o Tinder, Bumble ou Hinge, use o bate-papo por vídeo online — um tipo de plataforma que conecta pessoas aleatórias por vídeo.

Esse formato tem uma característica extremamente importante: nessas plataformas, você não pode simplesmente ficar sem fazer nada por horas. Em um bate-papo por vídeo, você está se comunicando com alguém que não está no site. Nesses aplicativos e sites, geralmente não existem perfis de usuário, dezenas de configurações de busca, diversos questionários e tudo o que consome a maior parte do tempo livre das pessoas. Aqui existe apenas comunicação!

Da nossa parte, podemos recomendar dois bate-papos por vídeo, o https://coomeet.com/pt e o Holla. Esses bate-papos por vídeo são semelhantes em muitos aspectos, mas ao mesmo tempo têm algumas diferenças importantes. O bate-papo por vídeo CooMeet, por exemplo, oferece um filtro de gênero impecável, que não comete erros, além de oferecer aplicativos móveis fáceis de usar, um tradutor de mensagens integrado, um recurso de histórias e até mesmo um programa de afiliados próprio. Entretanto, o bate-papo por vídeo online Holla, que tem funcionalidades semelhantes, oferece algoritmos avançados para a seleção de pessoas. Recomendamos experimentar ambos os bate-papos por vídeo para ver qual deles mais se adequa a você.

Encontrando um parceiro em serviços de namoro de nicho

Como mencionamos acima, ter uma seleção muito grande de parceiros em potencial pode realmente se transformar em uma desvantagem em vez de ser uma vantagem. Há muitos usuários no Tinder mas, no meio dessa variedade, mesmo com vários filtros de busca e algoritmos inteligentes, pode ser muito difícil encontrar a pessoa certa por quem você se interessará verdadeiramente.

Os serviços de namoro de nicho reúnem um número de pessoas muito menor, mas elas são exatamente as pessoas pelas quais você pode se interessar de verdade. Afinal, elas são pessoas com os mesmos interesses e princípios de vida que os seus.

Hoje em dia, você pode encontrar excelentes sites e aplicativos de namoro de nicho para satisfazer uma ampla variedade de usuários: vegetarianos e veganos, amantes de viagens, pessoas ricas e assim por diante. Quase todas as pessoas encontrarão algo adequado para elas. Acredite, aqui você pode realmente aumentar suas chances de encontrar um relacionamento bem-sucedido e promissor.

Gerenciamento de tempo

Uma das razões pelas quais você pode se tornar viciado em plataformas de namoro online é a falta de controle de tempo. Você abre o aplicativo subconscientemente a cada 15-20 minutos e, à noite, após a escola ou o trabalho, poderá passar horas aqui. No entanto, esse fanatismo não garante um namoro bem-sucedido.

Daí o conselho: tente não usar aplicativos e sites de namoro por mais de 20-40 minutos por dia. Reserve mais tempo para a vida real, comunique mais frequentemente com amigos e familiares, saia, não tenha medo de conversar com alguém em pessoa. É possível que você encontre o amor no mundo real e não na Internet.

É claro que, se você já conheceu uma pessoa interessante e gosta dela, então poderá dedicar mais tempo a essa pessoa. Mas, nesse caso, não se limite apenas a trocar mensagens de texto, tente migrar sua comunicação para um bate-papo por vídeo o mais rápido possível. Isso permitirá que você compreenda melhor que tipo de pessoa ela é, quais são seus objetivos, se está disposta a desenvolver mais o relacionamento e se há chance de vocês ficarem juntos.

Como se comunicar corretamente na internet para não perder tempo em vão

O problema que muitos usuários de serviços de namoro têm é que eles simplesmente abordam a questão de encontrar um parceiro da maneira errada e, ao mesmo tempo, esperam que tudo se resolva sozinho. Mas a vida não funciona assim. Portanto, queremos lhe dar mais algumas dicas úteis que podem aumentar suas chances.

  • Defina seus próprios objetivos e expectativas para o namoro

Antes de começar a conversar em um aplicativo de namoro, você deverá ter clareza de mente sobre o que deseja obter. Você está procurando um relacionamento sério, um romance de curto prazo, uma amizade ou apenas alguém para ficar e passar um bom tempo? Quais qualidades você valoriza em um parceiro e quais compromissos está disposto a fazer? Também aconselhamos a determinar qual formato de comunicação lhe convém mais, mensagens de texto, conversa por voz ou bate-papo por vídeo. Para o primeiro encontro, você poderá usar qualquer uma das opções, mas ainda assim aconselhamos a focar na comunicação por vídeo, pois há muito mais perspectivas positivas nesse tipo de encontro.

  • Seja ativo e proativo

Não espere alguém lhe enviar uma mensagem primeiro ou receber um convite para se encontrar. Se você tem interesse em alguém, não tenha receio de escrever para essa pessoa. E, se sentir que está pronto para levar sua conversa para o próximo nível, não tenha medo de propor um encontro por bate-papo por vídeo e conversar cara a cara. Essa é a única maneira de conhecer alguém o suficiente e se preparar para o primeiro encontro em pessoa. Quanto ao encontro em si, também é melhor não hesitar, pois mesmo a comunicação online mais interessante pode perder o brilho com o tempo. Ela precisa de um suporte e um encontro real é capaz de proporcionar essa força.

Quem é mais propenso a desenvolver vício em namoro online?

Na verdade, esse vício pode ocorrer com qualquer pessoa, mas existem vários fatores que contribuem para isso de forma especialmente forte:

  • Fatores psicológicos. A falta de comunicação social, o estresse, a ansiedade, sentimentos de solidão — tudo isso pode levar rapidamente ao vício.
  • Fatores sociais. Se uma pessoa tem um círculo social pequeno e se sente desconfortável em seu ambiente social, ela já está em risco e poderá se viciar em aplicativos de namoro.

Esperamos sinceramente que estas informações sejam úteis para você e que agora saiba como pode evitar esses vícios e não se deixe levar pelos profissionais de marketing. O namoro online é incrível! Eles abrem oportunidades realmente boas para encontros interessantes e promissores. Mas tudo isso só acontece se você tiver a abordagem certa e realmente estiver disposto a tentar conhecer um potencial parceiro. Estamos certos de que você encontrará a pessoa com quem sempre sonhou. Só requer um pouco de esforço!