Giro Ipiaú

Projeto da Escola Altino Cosme de Cerqueira leva alunos em viagens educacionais na região de Salvador

Foto: Divulgação

Objetivando ampliar o conhecimento dos seus alunos com atividades extracurriculares, o Centro Integrado de Ensino Professor Altino Cosme de Cerqueira/Escola de Gestão Compartilhada com a Polícia Militar do Estado da Bahia tem promovido viagens educacionais periódicas. Nessas ocasiões, os estudantes desenvolvem habilidades críticas e criativas, além de serem estimulados ao interesse científico.

A experiência contribui para o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, conscientização e fortalecimento de valores e do trabalho em equipe. Desse modo, o colégio proporciona uma educação que vai além dos limites da sala de aula, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno.

Foto: Divulgação

As viagens contemplam as turmas do 7º ano e têm destinos como o Projeto Tamar, o Instituto Baleia Jubarte, o Parque Zoobotânico e o Museu Geológico, em Salvador e região metropolitana, além de outros centros que favorecem o aprendizado. Os locais de visitação são escolhidos de maneira bem específica, de acordo com o conteúdo abordado pelos professores.

A proposta, coordenada pela professora de Ciências, Jaline Rodrigues Ribeiro, faz parte do “Projeto Trilhas do Conhecimento”, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação.

No final do mês passado e início deste mês, novas turmas estiveram em Salvador e região metropolitana para visitas a locais que trazem muita informação para o conhecimento. No Projeto Tamar, na Praia do Forte, os estudantes aprenderam sobre a necessidade de preservação das tartarugas e a importância da biodiversidade marinha. Obtiveram informações sobre os ecossistemas costeiros e as ações sustentáveis para a proteção do meio ambiente.

Foto: Divulgação

Ainda na Praia do Forte, a turma esteve no Instituto Baleia Jubarte, onde foram sensibilizados sobre a importância da conservação desses cetáceos e dos oceanos. Receberam informações sobre o comportamento, migração e os desafios de preservação enfrentados por essa espécie, bem como o papel vital delas na manutenção do equilíbrio dos oceanos.

A visita ao Parque Zoobotânico proporcionou uma vivência prática e interativa sobre a fauna e a flora brasileiras. Os alunos aprenderam mais sobre a biodiversidade, a ecologia e os hábitos das diferentes espécies animais e vegetais que fazem parte do nosso patrimônio natural. Observaram de perto diversos animais e plantas, entendendo suas importâncias ecológicas e os desafios de preservação que enfrentam.

Foto: Divulgação

Já no Museu Geológico da Bahia, adquiriram noções básicas da ciência da Terra, com ênfase na geologia e na paleontologia. Visitaram exposições de minerais, rochas, fósseis e outros elementos que contam a história geológica do planeta e da Bahia. A atividade visou enriquecer o conhecimento dos estudantes sobre a formação da Terra, os processos geológicos e as transformações ao longo do tempo, além de compreenderem a importância dos recursos naturais e da preservação do meio ambiente.

A exemplo dos professores, gestores e alunos que valorizam essas atividades extracurriculares, os pais dos estudantes mostram-se gratificados com o Projeto Trilhas do Conhecimento. Ao relatar sua gratidão a toda a equipe da escola, uma mãe disse: “Projetos como esse devem ser divulgados sempre, pois nos trazem a certeza de que a educação em Ipiaú está no caminho certo!”