A eleição deste domingo (06) em Ipiaú trouxe um fato curioso e raro na política local. Dois vereadores do Partido Progressista (PP), Milton Cruz (Picolé) e Inovilton Conceição, candidatos à reeleição, empataram com 660 votos cada um. A decisão sobre quem ficaria com a vaga foi tomada com base no critério de idade, conforme o artigo 110 do Código Eleitoral, que determina que, em caso de empate, o candidato mais idoso deve ser considerado eleito.
Com 53 anos, Picolé, que vai para o seu terceiro mandato na Câmara Municipal, levou a vaga, enquanto Inovilton, de 44 anos, ficou de fora. “Nunca imaginei acontecer isso, vencer a política dessa forma”, revelou Picolé ao GIRO. Segundo ele, foi o próprio filho quem o informou da eleição pelo critério de idade.
Apesar de não ter sido reeleito, Inovilton comentou o resultado com otimismo. “Fiquei triste, mas ao mesmo tempo, com o coração cheio de alegria, fui bem votado, tive 660 votos, por saber que a população de Ipiaú continua acreditando em meu trabalho”, disse o vereador. Ele ainda afirmou que irá continuar trabalhando pela comunidade e, com “fé em Deus”, pretende disputar as próximas eleições em 2028.
Não há registros de outro caso semelhante na história política de Ipiaú, o que torna o desfecho desta eleição um evento único no município.