A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira, 24, uma operação na cidade de Gongogi. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma viatura da PF estacionada próximo à Prefeitura e agentes federais deixando o prédio. A Operação Pacto Infame objetiva combater, conforme a PF, supostos desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e associação criminosa envolvendo contratos na área de engenharia civil. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão.
Além da ação em Gongogi, uma residência localizada no Bairro Constância, em Ipiaú, também foi alvo da operação que se estendeu também em Itabuna e Ibicaraí.
Segundo as investigações, diversos processos licitatórios teriam sido fraudados (direcionados) para beneficiar empresa sediada na cidade de Gongogi, que celebrou quase duas dezenas de contratos e recebeu mais de R$ 7 milhões de pagamentos da Prefeitura desta cidade nos últimos quatro anos.
As evidências apontam que o grupo investigado estaria envolvido em fraudes desta natureza desde o ano de 2017, com atuação também em outras cidades baianas.
Conforme a PF, o nome “Pacto Infame” foi dado por causa da qualidade do ajuste realizado entre os agentes econômicos (empresários) e funcionários da prefeitura para concretização de ações desonestas em detrimento do erário público.
Ver essa foto no Instagram