Aos 88 anos morreu nessa segunda-feira, 4, no Rio de Janeiro, o baiano Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. O óbito decorreu de complicações de uma pneumonia.
Ele era natural de Irajuba e passou parte da sua juventude em Ipiaú (na primeira metade década de 1950) onde fez os seus primeiros ensaios fotográficos, trabalhando no Jornal de Rio Novo, dirigido por Valdemar Lefundes.
A arte de bem fotografar lhe foi ensinada Valter Lessa e Teotônio Rocha (que registrou a sociedade regional nas décadas de 40.50 e 60). Teotônio era tio do cineasta Glauber Rocha. Evandro também atuou no Jornal de Jequié.
Em 1957, Evandro Teixeira se estabelece como repórter fotográfico de O Diário da Noite e O Jornal (Diários Associados). Em 1963, vai para o Jornal do Brasil, onde ao longo de 47 anos, se tornou um dos principais fotojornalistas do mundo. Hoje, as fotos de Evandro compõem acervos de museus no Brasil e no exterior.
O currículo de Evandro foi incluído na Enciclopédia Suíça de Fotografia, onde estão registrados os maiores fotógrafos do mundo. Em 2004 ele retorna a Ipiaú para colher imagens da cidade que foram incluídas no documentário “Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade”, exibido nacionalmente. Nessa ocasião foi ciceroneado pelo jornalista José Américo Castro, do qual tornou-se amigo e a quem sempre buscava informações desta cidade.
RETRATOS DO TEMPO, 50 ANOS de FOTOJORNALISMO”, é um livro biográfico do famoso fotógrafo Evandro Teixeira, que traz algumas lembranças do tempo em que ele morou em Ipiaú, na década de 1950. Uma dessas lembranças é o Cine Teatro Éden.
Quando morou em Ipiaú, Evandro Teixeira fez inúmeras fotografias e foi fotografado na Praça Rui Barbosa, a mais central da cidade. Dos registros fotográficos de Evandro em Ipiaú consta a imagem de um time de futebol local (o Palmeiras) e no verso da foto o carimbo do seu autor.
José Américo Castro estava articulando com alguns vereadores a possibilidade de conceder a Evandro Teixeira o título de Cidadão Honorário de Ipiaú. O pretenso homenageado estava entusiasmado com essa idéia e prometeu brindar a comunidade local com uma exposição de algumas das suas celebres fotografias. O destino tinha outros planos.