Prestadores de serviço contratados pela Fundação José Silveira para atuar no Hospital Geral de Ipiaú (HGI) denunciaram à reportagem do GIRO atrasos recorrentes no pagamento de salários. Os trabalhadores afirmam que a situação tem gerado insatisfação e dificuldades financeiras.
Um técnico de enfermagem, que preferiu não ter o nome divulgado, descreveu o cenário enfrentado pelos trabalhadores: “Eles nos enganam todos os dias, falam que o pagamento será liberado de terça até sexta, mas quando vamos olhar na conta, não tem um centavo. Todo mês vivemos essa realidade. Salário nunca foi pago em dia.”
O profissional destacou ainda que muitos colegas evitam denunciar por medo de perder o emprego: “A maioria não reclama porque tem medo de perder o trabalho. Só estamos cobrando o nosso direito, nada mais.”
Posicionamento da gestão do HGI
Em resposta às denúncias, o diretor do Hospital Geral de Ipiaú, Daniel Dias, explicou que a unidade é parte da rede própria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e terceiriza alguns serviços, incluindo parte da assistência direta aos pacientes:
“O HGI faz parte da rede própria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e terceiriza alguns serviços, dentre eles alguns da própria assistência direta ao paciente, que contempla a Fundação José Silveira. A empresa é responsável por todos os encargos, afinal é um instrumento de terceirização de serviços.”
O posicionamento reforça que a gestão dos contratos e o pagamento dos trabalhadores é de responsabilidade exclusiva da Fundação José Silveira.
Nossa reportagem manteve contato com uma representante da Fundação José Silveira por volta das 14h desta sexta-feira, 22. Fomos informados que o setor de comunicação manteria contato para esclarecimentos, entretanto, até a postagem desta matéria, por volta das 19h, não recebemos retorno. O espaço segue aberto para manifestações da empresa citada.