Um estudo observacional publicado nesta quarta-feira (4) no periódico The BMJ revelou que consumir pelo menos cinco pequenas porções de chocolate amargo por semana pode reduzir em 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Os benefícios, entretanto, estão atrelados a porções moderadas de 28 gramas e exclusivamente ao chocolate amargo, devido à sua composição rica em cacau.
De acordo com Nestoras Mathioudakis, co-diretor médico do Programa de Prevenção e Educação em Diabetes da Johns Hopkins Medicine, os flavanóis presentes no cacau desempenham papel fundamental. “Esses compostos bioativos melhoram a sensibilidade à insulina e reduzem o estresse oxidativo e a inflamação, que são componentes da fisiopatologia do diabetes”, explicou.
O estudo reforça a importância de escolhas alimentares conscientes e o consumo de alimentos ricos em nutrientes que auxiliem na prevenção de doenças metabólicas. No entanto, especialistas alertam que o consumo deve ser equilibrado e associado a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos.