Com a direção e regência de Noelia Matos, desde 1997, e a coordenação geral da professora Gilmara Lisboa, desde 2006, o Coral Municipal de Ipiaú é uma das atrações culturais da Praça Rui Barbosa em sucessivos períodos natalino. Sua presença é certa nas noites de inauguração da decoração e em outros momentos da programação.
Neste ano não foi diferente. O espetáculo já aconteceu nos últimos dias 11 e 15 e prossegue nesta sexta-feira, 20, na Praça de Eventos Álvaro Jardim, como parte do “Natal Encantado das Crianças”, promovido pela Prefeitura Municipal.
No sábado, 21, o Coral mostra seu talento na Escadaria da Igreja São José Operário (Complexo do Bairro Euclides Neto) e no domingo, 22, conclui a temporada com um grande show no Palco do Castelo na Praça Rui Barbosa.
Com vinte coristas, nove solistas, um belo figurino, coreografia apropriada, o espetáculo buscou inspiração em musicais infantis da Broadway, a exemplo de O Rei Leão, Encanto, A Pequena Sereia e Frozen que fizeram grande sucesso no cinema.
As coristas se fantasiam de fada Sininho do Filme Peter Pan, enquanto as solistas com os figurinos das princesas da Disney. Convidada especial, a solista Pâmella Lorrany da cidade de Barra do Rocha, emprestou sua voz para as personagens Moana e Mirabel do filme “Encanto”. Tiana, do filme “A princesa e o Sapo”, é interpretada por Ayla Mile, enquanto Ariel, da Pequena Sereia, Elsa e Anna do Filme Frozen são interpretadas por Ana Clara Argolo. Darlan interpreta a música Mundo Ideal do Filme Aladim, junto com a solista Maria Clara.
VOZ MASCULINA
Darlan Gomes, única voz masculina do espetáculo, interpreta o príncipe Flynn, de “Enrolados”, junto a Julya Fábia que encena a Rapunzel. Também cabe a este cantor a interpretação de Mufasa e Simba, personagens do épico “O Rei Leão”. Ele ainda marca presença num dueto inspirado no filme Aladim.. Canta a musica Mundo Ideal, com a solista Maria Clara. Já no papel da Fera (de A Bela e a Fera), Darlan contracena com Julya Fábia que interpreta a Bela.
Outras atrações do elenco são as solistas Sarah, Melissa e Fernanda, coreografando a música “Você Quer Brincar Na Neve”. A solista Fernanda também interpreta Merida, a corajosa princesa do filme Valente.
APOIO DA PREFEITURA
As professoras do Coral lembram que foi na gestão do prefeito José Mendonça que o grupo ganhou força e mostrou seu talento até o ano de 2008 . Nos oito anos da gestão seguinte, sob a responsabilidade do prefeito Deraldino Araújo, as vozes foram emudecidas. O projeto ficou engavetado e as crianças não puderam entoar o seu canto e mostrar a capacidade criativa.
O retorno ao cenário cultural aconteceu na primeira gestão da prefeita Maria das Graças. ”Ela deu voz ao Coral assim que iniciou o seu governo em 2017”, destaca Gilmara Lisboa.
O Coral Proj’Art é mantido pela Secretaria de Educação e com o apoio da empresa multinacional Atlantic Nickel. As despesas com pessoal, merenda, aluguel do espaço e manutenção do ambiente é de total responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Na gestão atual, a Secretaria Erlândia não mede esforços para que todos os pedidos feitos pela equipe Proj’Art sejam atendido. (Giro/José Américo Castro)