Na última terça-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem transportando 135 pássaros silvestres em condições precárias, caracterizando maus-tratos. A abordagem ocorreu na BR-101, nas proximidades de Itabuna, no sul da Bahia. Entre as aves apreendidas estavam 42 azulões, 91 canários-da-terra e 2 papa-capim.
Após a ação, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus, onde foi autuado em flagrante por tráfico de animais, maus-tratos e receptação qualificada. No dia seguinte, quarta-feira (8), ele foi transferido ao Presídio de Itabuna, após o Juízo da 2ª Vara Criminal decretar sua prisão preventiva.
De acordo com a polícia, o homem já possuía histórico de crimes relacionados ao tráfico de animais e vinha atuando em vários estados. Ele já havia sido preso em flagrante por delitos semelhantes em outras ocasiões. Os pássaros apreendidos foram encaminhados para órgãos ambientais competentes, que deverão avaliar as condições de saúde das aves e providenciar a reintegração delas ao meio ambiente.