Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 16, a Câmara Municipal de Ipiaú elegeu sua nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. Com sete votos, o vereador Edson Marques (Avante) foi escolhido como presidente, tendo Lucas de Vavá na vice-presidência e os vereadores Beto Costa e Cristiano Santos ocupando as secretarias da Mesa.
A eleição foi marcada pela troca da candidatura de Andréia Novaes (PP) pelo nome do vereador Naciel Ramos (AVANTE) surpreendeu os presentes, mas não foi suficiente para alterar o resultado. A chapa liderada por Andreia ou Naciel era apontada como a preferida pela gestão da prefeita Laryssa Dias, mas contava com apoio de apenas seis vereadores.
A sessão desta quinta-feira ocorreu após determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que anulou a do dia 1º de janeiro, mas validou a posse da prefeita Laryssa Dias e do vice Orlando Santos, estipulando um prazo de 15 dias para que ocorresse a posse dos sete vereadores e a realização da eleição da Mesa Diretora. Estiveram presentes a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado da Bahia.
A sessão solene naquela ocasião foi marcada por tumulto e confusão após o presidente interino, Cláudio Nascimento (PT), solicitar os diplomas dos eleitos, o que gerou o atrito, sendo necessária a intervenção policial.
Em entrevista ao GIRO, o presidente eleito Edson Marques falou sobre os desafios de sua gestão e comentou o que a chefe do Executivo Municipal pode esperar da Câmara sob sua condução. Confira entrevista:
Ver essa foto no Instagram