Atlético-GO, Goiás e Vila Nova prometem uma disputa acirrada em 2025, a corrida pelo acesso vai movimentar a cidade de Goiânia. Rubro-negros, esmeraldinos e colorados terão um objetivo em comum, nesse sentido, a rivalidade ganhará tons de intensidade.
Vale lembrar: a última vez que a Série B teve os três goianos foi em 2018. Naquele ano, o Goiás terminou em quarto lugar e subiu de divisão. Já Atlético e Vila Nova ficaram fora do G-4.
O favorito
Em geral, as torcidas dos três times goianos saíram insatisfeitas com a temporada 2024. Por isso, as perspectivas não são muito boas.
Com atuações irregulares na Série B, o Goiás ficou a um ponto do acesso. O Vila figurou no G-4 por algumas rodadas e perdeu pontos preciosos contra equipes da parte debaixo. Apesar da conquista do estadual, o ano do Atlético-GO foi um desastre: penúltimo colocado da Série A, com apenas 30 pontos ganhos, e rebaixado para a Segunda Divisão.
Vila, Goiás e Atlético precisam correr atrás de encorpar o elenco. Com a chegada do treinador Jair Ventura e a permanência de jogadores como Rildo, Messias e Marcão, podemos dizer que o Verdão se coloca na frente dos rivais na corrida pelo acesso. No entanto, o que sempre pesa são dois fatores, entrosamento e sequência.
Planejamento dos clubes
Entre os goianos presentes na Série B, quem mais tem avançado em termos de planejamento é o Vila Nova. Antes mesmo da temporada 2024 chegar ao fim, o Tigre reformulou a direção e a coordenação de futebol. Saíram Frontini e PC Gusmão, para a entrada de Alarcon Pacheco e Yuri Naves.
A gestão de Hugo Jorge Bravo está adotando uma estratégia diferente para 2025, a pretensão é fortalecer o time já na primeira janela de transferências. O acesso à Série A, buscado há pelo menos três temporadas, é considerado prioridade. Já são mais de 10 reforços garantidos para o time que vai ser comandado por Rafael Lacerda.
Do outro lado, os rivais Goiás e Atlético-GO estão em um ritmo menos intenso. O Dragão de Adson Batista visa enxugar o elenco, mas também assegurar a permanência de peças importantes. Enquanto o Verdão planeja manter uma espinha dorsal e tem sido mais cauteloso no mercado, disposto a trazer reforços pontuais.