
Mais de 30 cães que a advogada Maria das Graças Barbosa (Dra. Gal) criava no sitio onde morava na Rua Francisco José de Souza, bairro Nossa Senhora Aparecida, em Ipiaú, foram colocados para doação após o assassinato da tutora, na madrugada da última segunda-feira, 24.
Parentes da vítima alegam falta de condições para manter tantos animais e buscam pessoas que os acolham como assim fez a advogada quando militante da Comissão Especial de Proteção dos Direitos dos Animais da OAB-Bahia/ Subseção Ipiaú.
Muitos dos cachorros resgatados por ela sofriam maus-tratos dos seus antigos tutores que chegaram a ser indiciados pela pratica criminosa. São animais de diversas raças, entretanto, a maioria é de raça não definida, comumente chamados de vira-lata. Quando a advogada foi assassinada um dos cães foi alvejado superficialmente por um tiro de pistola, entretanto, não sofreu maiores danos.

Cuidar de tão numerosa matilha requer muita despesa com rações, remédios e outras necessidades, além de muito amor pelos bichos. Sem condições de manter o plantel os familiares da falecida advogada buscam novos tutores. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a família da advogada. Os de raça definida foram os primeiros a serem adotados, restando alguns de médio porte e sem raça indefinida (vira-latas).
A OAB Subseção Ipiaú informa que antes do falecimento da Dra. Gal estava em tratativas para nomear a Comissão Especial de Proteção dos Direitos dos Animais que atuará neste novo triênio, mas diante da situação fatídica, que pegou todos de surpresa, irá buscar parcerias de Comissões de outras Subseções para auxiliar no amparo aos animais deixados pela antiga presidente dessa comissão.
Quando presidente da Comissão Especial de proteção dos Direitos dos Animais, Dra. Gal Barbosa chegou a esboçar um Projeto de Lei que seria encaminhado para a Câmara de Vereadores de Ipiaú, propondo a criação de um Abrigo Municipal de Cães, Gatos e Equinos que perambulam pelas ruas da cidade.
A proposta objetivava o controle populacional desses animais, a prevenção do zoonoses e mais atenção com esses animais abandonados e sem amparo da sociedade. (GIRO/José Américo Castro).
Ver essa foto no Instagram