
Um grupo formado por 21 estudantes do distrito de Santa Terezinha, localizado no município de Jitaúna, está enfrentando dificuldades para frequentar as aulas em colégios da rede estadual em Ipiaú devido à falta de transporte escolar público. O problema tem comprometido a rotina escolar e ameaça o direito à educação dos jovens da comunidade.
Segundo relatos ao GIRO, os alunos costumavam utilizar carona em um veículo que transporta estudantes da rede municipal de Ipiaú, mas recentemente foram informados de que não poderiam mais embarcar. A justificativa seria a lotação do veículo, que já atende um número elevado de alunos da rede municipal, tendo prioridade para estudantes de Ipiaú.
Pelo apurado pela reportagem, a responsabilidade pelo transporte dos alunos, segundo a legislação, cabe à Secretaria de Educação de Jitaúna, já que os estudantes são moradores do município. As Secretarias de Educação de Jitaúna e Ipiaú estariam dialogando em busca de uma solução. O caso já foi inclusive denunciado pelos alunos ao Ministério Público.
A estudante Deisiene Ferreira dos Santos, moradora do distrito e uma das afetadas pela situação, fez um apelo às autoridades: “A gente só quer estudar, mas não temos como ir até o colégio. Já procuramos ajuda e até agora nada foi resolvido. Esperamos que tomem providências, porque não é justo a gente ficar sem aula por falta de transporte. Isso prejudica nosso futuro.”
A Prefeitura de Jitaúna, em contato com nossa reportagem, afirmou que a cidade tem um colégio estadual para alunos do segundo grau, inclusive com vagas, e que, por conta da legislação, não é permitido que o município transporte alunos que residem no território de Jitaúna para estudar em outro município.
Enquanto o impasse não é resolvido, alguns estudantes têm conseguido pagar passagens por conta própria, mas a maioria está sem frequentar as aulas, o que pode comprometer o desempenho escolar e a permanência na escola. (Giro Ipiaú)