Giro Ipiaú

Número de famílias em situação de rua mais que triplicou em 5 anos na Bahia

Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil

Pelo menos 14.705 famílias vivem atualmente em situação de rua na Bahia, número que mais que triplicou em relação a 2020, quando eram 4.289 famílias. Essas pessoas ocupam praças, viadutos e esquinas das cidades, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), que contabiliza os registros no Cadastro Único do Governo Federal. O aumento expressivo expõe uma realidade cada vez mais crítica no estado.

Segundo o MDS, a base de dados anterior pode ter apresentado números subnotificados devido ao desmonte dos processos de atualização durante a gestão passada. Desde 2023, o sistema vem passando por correções e melhorias, o que resultou em um salto na qualidade dos registros — de menos de 60% para quase 90% de tratamento adequado da base de dados.

Além da defasagem nos dados, outros fatores contribuíram para o aumento da população em situação de rua. A advogada e pesquisadora Eugênia Fernandes Bengard destaca que a pandemia da covid-19 agravou a vulnerabilidade social e mudou o perfil dessas pessoas. Famílias inteiras foram parar nas ruas após não conseguirem mais pagar aluguel, e o desmonte das políticas públicas até o fim de 2022 agravou ainda mais a crise. *Com informações do Correio 24h