
Uma das principais vias públicas de Ipiaú, a Avenida São Salvador, se transformou em sala de cinema na noite desta quinta-feira (24). O local foi palco da sessão “Cinema no Bairro”, mais uma exibição a céu aberto do 4º Circuito Cine Éden. A mostra audiovisual itinerante é promovida pela Voo Audiovisual, organização fundada pelos cineastas da terra, Edson Bastos e Henrique Filho.
Em seu quinto dia de programação, o projeto levou o curta Pele Manchada e o recém-lançado longa-metragem Saudade Fez Morada Aqui Dentro até a população local. Para isso, o trânsito da avenida foi interditado e uma grande tela de cinema foi erguida no trecho do cruzamento da via com a Rua Francisca de Freitas.

As crianças do bairro São Salvador foram as primeiras a ocupar as cadeiras dispostas em filas sob o chão de asfalto. Logo, outros moradores da localidade se juntaram a elas, ocupando os quase cem lugares disponíveis. Quando a exibição começou, já não havia mais assentos livres. Um encontro entre o cinema e a comunidade com direto à sessão lotada acabava de começar. “É, a avenida lotou”, comentou uma espectadora.
Houve quem assistisse da porta de casa e também quem aguardasse em pé até que novas cadeiras chegassem. Mas os olhares de todos se mantiveram atentos à telona. Quando o curta do diretor Victor Mota começou, o cenário que apareceu na projeção era conhecido. Aquela era Ipiaú. Era a periferia da cidade. Era a Avenida São Salvador. O público então se viu na tela e se reconheceu através do cinema.

Com uma abordagem inovadora e experimental, Pele Manchada convida os espectadores para uma visita ao município através das plataformas digitais. E é assim, com o auxílio do Google Street View e de fotografias, que Victor nos conduz até a casa onde mora sua avó, fazendo-nos acompanhá-lo em uma jornada de afeto e reencontro com a sua família em plena quarentena.
Essa foi a primeira vez que o curta foi exibido presencialmente em sua terra natal. “Pra mim é uma emoção muito grande estar aqui apresentando o filme, que mostra um pouco dessa intimidade com minha família através das fotografias, algo que o Google não consegue captar”, disse Victor, que estava presente na sessão como convidado.
A segunda exibição da noite na Mostra Cinema no Bairro trouxe aos moradores de Ipiaú o longa Saudade Fez Morada Aqui Dentro, escrito e dirigido por Haroldo Borges e produzido pela Plano3 Filmes. Lançada em setembro do ano passado no circuito comercial de cinema, a trama apresenta a história de Bruno, um jovem de 15 anos que mora em um bairro humilde e precisa superar as adversidades de uma doença degenerativa que o deixa cego.
Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira, o filme, que foi pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025, converte o destino trágico do seu protagonista em um relato de aprendizagem coletiva. Em 2023, foi eleito Melhor Filme na mostra Novos Rumos do Festival do Rio; recebeu o troféu da Crítica na categoria longa-metragem da Mostra de Cinema de Gostoso; e cinco troféus no Festival Aruanda.
Diretora de produção, pesquisadora e produtora de elenco de Saudade Fez Morada Aqui Dentro, Milena Pinheiro foi a segunda convidada especial da mostra, e contou que ficou muito feliz em ver a avenida cheia de pessoas para assistir ao filme. “Chegar uma tela dessa num lugar onde não tem cinema é de uma grandiosidade sem tamanho. E no final das contas o que a gente quer é isso, que o nosso filme chegue ao público”, pontuou.
“Precisamos disso mais vezes”
“Muito maravilhoso”, “interessante”, “bonito” e “emocionante” foram algumas das palavras utilizadas pelo público da sessão pra descrever o longa. “Foi uma diversão pra gente”, disse dona Maria Iraci de Jesus Pereira. A última vez que ela tinha ido ao cinema em Ipiaú foi quando o Cine Teatro Éden ainda funcionava. “A gente sente falta, né, porque num dia de domingo, num sábado, a gente tinha pra onde ir pra assistir um filme. E hoje eu fico só na televisão”, desabafou.
“Foi algo diferente, que a gente nunca teve aqui no bairro. Realmente deveria ter mais, porque principalmente aqui na avenida não tem nada de lazer”, complementou dona Ana Cláudia Silva. Já dona Sílvia Souza reforçou o recado: “Isso é cultura. Precisamos disso mais vezes”.
Para Roberta Arruda, produtora do 4º Circuito Cine Éden e diretora de Cultura de Ipiaú, a sessão mostrou que é preciso fomentar ainda mais o setor no município e nos interiores. “A arte não tem que ficar centralizada em um só lugar. Ela tem que ir pra todos cantos, pra toda parte. Então, de repente o que a gente pode não ter no Centro a gente pode ter num bairro como o São Salvador, que está aqui, pedindo exatamente isso”, destacou.
A programação continua nesta sexta (25) com a mostra Curta no Bar. Confira os detalhes mais detalhes: https://circuitocineeden.com.br/programacao/
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.