Giro Ipiaú

Estudo revela que 71% dos alunos da rede pública da Bahia têm desempenho insuficiente em matemática

Foto: Arquivo/SECOMBA

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (29) pelo Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) revelou um cenário preocupante na educação pública da Bahia: cerca de 7 em cada 10 alunos do 3º ano do ensino médio apresentam nível de aprendizagem “insuficiente” em matemática.

De acordo com os dados de 2023, apenas 3% dos estudantes possuem aprendizado considerado adequado na disciplina. Entre os 91.814 alunos avaliados, 71% apresentaram desempenho insuficiente, 26% atingiram o nível básico, 2% chegaram à proficiência e somente 342 estudantes alcançaram o nível avançado.

O estudo, chamado QEdu, reúne os principais indicadores da Educação Básica brasileira, utilizando informações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Além de matemática, o levantamento também avaliou o desempenho dos alunos em língua portuguesa. Embora o desempenho tenha sido melhor que em matemática, a situação ainda preocupa: apenas 22% dos estudantes atingiram o nível de aprendizagem adequado. No total, 47% dos alunos apresentaram nível insuficiente, 31% atingiram o nível básico, 22% alcançaram a proficiência e apenas 1% chegaram ao nível avançado.