
A Câmara Municipal de Ipiaú aprovou, em discussão e votação única, oito projetos de resolução que concedem honrarias a personalidades com atuação destacada no município. Entre os homenageados está a ex-juíza de Direito da Comarca de Ipiaú, Dra. Mariana Ferreira Spina.
A magistrada foi agraciada com o título de cidadã ipiauense e recebeu também a comenda Altino Cosme de Cerqueira, maior honraria do Município, conforme o Projeto de Resolução nº 11 de 2025, de autoria do vereador Edson Marques da Silva. A homenagem reconhece sua contribuição à Justiça e à comunidade local durante o período em que esteve à frente da Comarca.
O mesmo vereador propôs outras duas homenagens: a medalha de honra ao mérito da cultura Manoel Pinto (Mapin) ao Músico Allê Barbosa (Projeto nº 12) e o título de cidadão ipiauense ao também músico, Leinilton Batista dos Santos, o Duda Perkata de Couro (Projeto nº 15).
O Projeto de Resolução nº 9, apresentado por Naciel Ramos dos Santos, concedeu o título de cidadão ipiauense ao senhor Albérico Benjoino Gavião. Já o vereador Robson Fernando da Silva Moreira homenageou o major PM Dalmo Porto de Assis com a medalha do mérito da segurança pública Capitão Milton Pinheiro dos Santos (Projeto nº 13).
Outras duas honrarias foram propostas pelo vereador Alessandro Moreira de Jesus. O Projeto nº 16 concedeu o título de cidadão ipiauense ao Médico Rafael Yosvanis Bello Rodriguez. O nº 17 homenageou o Cantor Netinho Cabral com a medalha Manoel Pinto (Mapin), voltada ao mérito cultural.
Encerrando a lista de homenagens, o Projeto de Resolução nº 18, de autoria do vereador Danilo Silva Almeida, concedeu o título de cidadão ipiauense ao senhor Vagno Souza Brito.
As honrarias aprovadas reconhecem o trabalho e o impacto social de cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento de Ipiaú em diferentes áreas.