
Um vídeo que começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (7) mostra um homem sendo humilhado publicamente nas ruas de Salvador após ser acusado de roubo. Nas imagens, ele aparece usando um biquíni fio-dental e carregando uma placa de papelão com a inscrição: “ladrão, vacilão”. O caso tem gerado indignação e levantado alertas sobre a atuação de grupos criminosos que impõem suas próprias formas de punição fora do sistema legal.
Durante a gravação, uma voz masculina — atribuída a um suposto traficante da região — afirma que a vítima do roubo seria um motorista de aplicativo. “Pegou o Uber onde? Dentro da favela, né?”, diz o homem, sugerindo que o acusado teria cometido o crime dentro da comunidade onde o “castigo” foi aplicado.
A prática de aplicar punições humilhantes a supostos infratores, conhecida como “tribunal do crime”, tem se tornado cada vez mais comum em áreas dominadas por facções. A exposição pública do vídeo reacende o debate sobre a ausência do Estado em determinadas localidades e o avanço da justiça paralela imposta pelo tráfico de drogas.
Ver essa foto no Instagram