Giro Ipiaú

Vila Cultural será a grande prévia do São João de Itagibá 2025

Foto: Divulgação

Patrimônio Cultural e Artístico Imaterial do município, a Vila Cultural de Itagibá acontece anualmente durante o período que antecede os festejos de São João. Ela traz a proposta de celebrar a cultura local, especialmente o forró, objetivando resgatar e valorizar as tradições juninas do município por intermédio de apresentações dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Coordenação de Cultura, a Vila, este ano, traz o tema “Forró e Animação: Nossa Cultura é a Nossa Paixão – Joseilton Andrade Kalibano”. O evento terá identidade visual assinada pela agência Maré Comunicação e ocorrerá na Praça Duque de Caxias, nos dias 6, 7, 13 e 14 de junho, com diversas atividades.

Foto: Divulgação

A programação envolve apresentações de bandas musicais, concursos de quadrilhas juninas, forró e exposição de artesanatos, entre outros atrativos. No encerramento das atividades, acontecerá um cortejo junino pelas ruas centrais da cidade.

As sete barracas que serão armadas na Vila estarão sortidas de comidas e bebidas típicas. As seletivas dos concursos ocorrerão nas unidades escolares. Vale destacar que o Concurso da Garota Junina será inclusivo, tendo uma das candidatas proveniente das Salas de Recursos Multifuncionais.

ORIGENS

Foto: Divulgação

A Vila Cultural foi criada em 2013, pela então secretária de Educação, Lea Souza, durante a primeira gestão do prefeito Marcos Valério Barreto (Marquinhos), e regulamentada pela Lei Municipal nº 764/2016. Todas as suas edições aconteceram nas gestões de Marquinhos.

Neste ano de 2025, o evento promete superar expectativas. Sua organização está a cargo da Secretaria de Educação e Cultura, que tem como titular a professora Renata Rosendo. Ela, juntamente com o coordenador de Cultura, Yan Oliveira, e toda a equipe, não está poupando esforços no sentido de que o brilhantismo dos anos anteriores se repita com ainda mais intensidade.

José Américo Castro