Giro Ipiaú

Suspeito de chefiar facção criminosa na região de Ibirataia morre em operação policial em Salvador

Fotos: Divulgação

Uma operação conjunta realizada na manhã desta sexta-feira (9) resultou na morte de Neilton Santana dos Santos, de 40 anos, conhecido pelos vulgos “Willian”, “Coroa”, “Pai” ou “Bruxo”. A ação foi desencadeada na localidade do Cajueiro, em Salvador, e contou com a participação de equipes do FICCO Bahia, 9ª COORPIN/Jequié, CIPE Central, COOPM e BPATAMO. As informações são do Blog Ocorrência Policial.

De acordo com a polícia, Willian era apontado como líder de uma facção criminosa com atuação em Ibirataia e em outros municípios da região como Gandu, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema, Ipiaú e Ubatã. Com ele, os policiais apreenderam duas pistolas, munições e um carregador alongado.

Ainda segundo a polícia, Neilton era considerado de alta periculosidade. Ele era investigado por envolvimento direto em pelo menos cinco homicídios e por ordenar outros diversos crimes na região. O criminoso já possuía duas condenações judiciais por homicídio e estava foragido do Conjunto Penal de Jequié desde 2023.

Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto, um expedido pela Comarca de Jequié e outro pela Comarca de Ibirataia. A ação desta sexta-feira é mais um desdobramento das investigações em curso no combate à criminalidade violenta no interior e na capital baiana.