Giro Ipiaú

Personagens de Ipiaú, livro do jornalista José Américo Castro, é lançado em programa da ALBA

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) lançou, na tarde desta terça-feira (20), o livro Personagens de Ipiaú, do jornalista e escritor José Américo Castro. A obra integra a nova edição do programa ALBA Cultural, que também contemplou os livros Museu do Chico, de Chico Ribeiro Neto, e O Andarilho da Cidade da Bahia, de Tasso Franco.

Foto: Divulgação

Em Personagens de Ipiaú, José Américo resgata, com lirismo, humor e sensibilidade, tipos folclóricos que povoam o imaginário da cidade, além de retratar personagens e lugares que marcaram a história local. “Cada pessoa, por mais insignificante que possa parecer, tem uma história bonita, e aí eu mergulhei no mundo dessas pessoas fantásticas, ditas malucas, mas que representam a verdadeira riqueza do povo de minha terra”, declarou o autor durante a cerimônia, realizada no Saguão Nestor Duarte.

Foto: Divulgação

José Américo Castro descreve, de forma hilária, em Personagens de Ipiaú, tipos folclóricos que povoam o imaginário popular da cidade, além de retratar personagens e locais que marcaram a vida de todos os ipiauenses.

Profissionalmente, José Américo trabalhou em diversos órgãos de imprensa de Salvador, com destaque para o Caderno de Municípios do jornal A Tarde, onde foi editor de Economia, chefe de reportagem e secretário de redação. Ainda assim, optou por viver em sua terra natal. Poeta, cronista do cotidiano e memorialista, o jornalista foi Presidente de Conselho Municipal de Cultura e continua mobilizando seus conterrâneos como agitador cultural.

Foto: Divulgação

“Cada pessoa, por mais insignificante que possa parecer, tem uma história bonita, e aí eu mergulhei no mundo dessas pessoas fantásticas, ditas malucas, mas que representam a verdadeira riqueza do povo de minha terra. Este livro tem o tripé da poesia, da história e do humor, e me honra muito. Este projeto da ALBA deve ser um espelho para que os municípios possam adotar uma editora para atender seus poetas, cronistas e escritores”, destacou José Américo, afirmando que “Ipiaú domina o mundo”, pois o livro é um sucesso estrondoso em toda a Região Sudoeste — e até na França, Turquia e Nova Iorque.

Presidente da ALBA com os lançamentos da noite

Além do livro de José Américo, a cerimônia marcou o lançamento de Museu do Chico, de Chico Ribeiro Neto, uma obra repleta de memórias afetivas da infância e juventude vividas no interior da Bahia e em Salvador, narradas com lirismo e humor. Já em O Andarilho da Cidade da Bahia, Tasso Franco traça, em prosa poética, um retrato saudoso e crítico de Salvador, abordando temas como a urbanização, a memória e a violência que moldam a cidade atual. Ao final do evento, os autores autografaram suas obras e foram calorosamente homenageados pelo público presente.