Giro Ipiaú

Enem 2025 valerá como certificado de conclusão do ensino médio

Foto: Shutterstock

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho, e os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site oficial do Inep.

Uma das novidades confirmadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, é a retomada da certificação do ensino médio por meio do Enem. A partir desta edição, participantes com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica poderão obter o certificado se alcançarem pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e nota igual ou superior a 500 na redação.

As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital do Pará.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por diversas instituições públicas e privadas, além de programas como Sisu, Prouni e Fies. O edital completo com todas as regras, cronograma e orientações já está disponível para consulta.