Giro Ipiaú

9ª Coorpin divulga balanço anual de atividades e ocorrências na região

Foto: Divulgação

A 9ª Coorpin divulgou no último dia do ano o balanço das atividades e números de violência na região. A Coordenadoria Regional de Jequié, com sede na cidade de Jequié, é composta por 26 unidades, distribuídas em 24 Cidades, abrangendo uma população de aproximadamente 500.000 pessoas. De acordo com o balanço, no ano o total de ocorrências registradas nas unidades da Coordenadoria foram 17.508, sendo 7.505 somente em Jequié.

  • Total de flagrantes lavrados – 572, sendo 251 somente em Jequié.
  • Total de Mandados de Prisão Cumpridos – 151
  • Total de Mandados de Busca e Apreensão – 44
  • Total de Inquéritos Instaurados – 2.159

 

Cenário da segurança na região da 9ª Coorpin

A Coordenadoria informou um aumento de 57,38% do número de homicídios em Jequié, neste ano. A Cidade registrou 98 ocorrência de homicídio. Todos os casos são investigados pela Delegacia Territorial de Jequié. De acordo com a Polícia Civil, a grande maioria dos casos tem como motivação a briga entre duas facções criminosas que disputa o comando do tráfico de drogas. Entre as vítimas, estão 11 mulheres, envolvidas com a disputa de grupos criminosos.

A 9ª Coorpin/Jequié registra no ano de 2022, em comparativo com o ano anterior um aumento de 13%. Em 2021, foram registrados 156 homicídios. Em 2022, foram registrados 175 homicídios. As unidades de Aiquara, Apuarema, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itiruçu, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino e Planaltino registram diminuição.

 

Cidades com redução de homicídios

A Cidade de Ipiaú pelo quarto ano seguido registra diminuição do número de homicídio e Jaguaquara que passou por um ano turbulento em 2021 (23 ocorrências) registra esse ano uma diminuição de 39% (14 ocorrências).

 

  • A Coordenadoria destacou que no âmbito da violência doméstica a DEAM/Jequié finaliza o ano de 2022 com 100% de redução referente ao número de feminicídio em comparativo ao ano de 2021 (02 registros).
  • No que diz respeito ao crime de latrocínio a DRFR/Jequié também registra diminuição de 66,66% (01 registro), em comparação ao ano de 2021 (03 registro).

 

Medidas adotadas para conter a violência

  • Deflagração de 02 (duas) grandes operações, que obteve êxito em realizar a prisão de integração de facções que se encontrava em outro Estado da Federação.
  • Pedido para encaminhamento de integrantes do auto comando das facções, do Presídio de Jequié para o Regime Disciplinar Diferenciado, em presídio de segurança máxima.
  • Pedido de Intervenção do Presídio de Jequié no intuito de localizar e apreender instrumentos que facilita o contato externo dos internos.

 

Pontos Positivos na Coordenadoria 

  • Inauguração das novas DTs de Maracás, Lafaiete Coutinho, Itiruçu, Jaguaquara, Itagibá, DEAM/Jequié, DT/Jequié e a sede da Coordenadoria Regional.
  • Reformas nas unidades de Ipiaú, Itagi e Nova Itarana.
  • Distribuição de 139 novos computadores em todas as 24 unidades integrantes da Coordenadoria Regional.

 

“Chegamos ao final de mais um ano, com sentimento de dever cumprido e gratidão a todos os integrantes da Coordenadoria Regional de Jequié, seja Investigadores, Escrivães, Delegados, Estagiários ou Colaboradores. Importante destacar o apoio incondicional da Diretoria do DEPIN e da Delegada Geral para o crescimento da instituição Polícia Civil, especialmente da 9ª Coorpin. Que em 2023, continuemos todos imbuídos de união e empoderamento, firmes com o sentimento de pertencimento, afinal aprendemos que a Polícia Civil da Bahia é um só corpo”, comentou o delegado Rodrigo Fernando – Coordenador Regional de Jequié.