Giro Ipiaú

Unidade Móvel da Defensoria Pública atende moradores de Ipiaú atingidos pela enchente

Foto: Reprodução

Um dos encaminhamentos da audiência pública pela garantia dos direitos da população impactada pela enchente decorrente da excessiva vazão da Barragem da Pedra provocada pela Chesf no final do ano passado, será posto em prática nesta sexta-feira, 03, em Ipiaú.

Os moradores da cidade atingidos pelo desastre terão a oportunidade de serem cadastrados na Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado, e registrarem, individualmente, os prejuízos que sofreram. A partir daí a Defensoria vai adotar todas as providências cabíveis.

A unidade móvel estará estacionada na Praça Alberto Pinto, em frente à Câmara de Vereadores, no período das 8 às 17h, sendo que o atendimento é por ordem de chegada e voltado, exclusivamente, para os moradores que não têm condições de pagar advogado.

Uma verdadeira força-tarefa, com defensores (as) públicos (as) e servidores (as), foi constituída realizar o atendimento. A Defensoria Pública da União – DPU- também vai se fazer presente.

A solicitação da Unidade Móvel, foi feita pela defensora pública e coordenadora da 12ª Regional da Defensoria, sediada em Jequié, Yana de Araújo Melo. Ela viu de perto todos os estragos causados pela enchente e, desde então, identificou a necessidade de cadastrar, nos sistemas da Defensoria, essas pessoas que ficaram em situação de vulnerabilidade.

“Precisamos, primeiramente, ter a exata noção dos danos sofridos por cada um, pois teve quem perdeu a casa inteira, teve quem perdeu móveis, teve quem perdeu eletrodomésticos. Por isso, vamos realizar o cadastro dos moradores e, assim, individualizar os danos para, a partir daí, adotar todas as providências cabíveis. Além disso, ainda têm pessoas desabrigadas e que precisam, urgentemente, serem acolhidas. A moradia é um direito e precisa ser garantido”, explicou a coordenadora. (Giro/José Américo Castro)