Giro Ipiaú

Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

Desfrutando a melhor idade

No dia 25 deste mês de fevereiro o comerciante Isaque Neves Ribeiro estará comemorando o aniversário dos seus 80 anos de existência. A longevidade não lhe tirou o aspecto jovial e o bom humor que traz desde os tempos de criança na região do Patí, zona rural de Jitaúna, onde nasceu, e nem a vontade de viajar por outros países, como aconteceu recentemente.

Na companhia da sua filha Vivian Mara, esteve na Espanha, visitando cidades e pontos turísticos, a exemplo do Palácio Real de Madri, as Muralhas de Ávila, onde também viu de perto a neve, a Ponte Romana, em Córdoba, a Cidade Medieval de Toledo, as ruínas de um anfiteatro, local de luta dos gladiadores, em Mérida e a Plaza de Espanha, em Servilha, além de museus, cafés e outros patrimônios históricos. Dialogou com os nativos e fez pose ao lado de obras de arte.

Gostou tanto da viagem que até está programando mais um tour pela Europa. Pretende visitar Portugal e Itália. “Isaque da Lanchonete”, como é mais conhecido bem merece desfrutar intensamente a “melhor idade”, já que vive uma fase da vida onde tudo está bem resolvido.

Ao longo de 45 anos ele trabalhou duro na lanchonete que incorporou seu nome e se tornou referência de bom gosto, assim como tradicional ponto de encontro de moradores de Ipiaú e viajantes que transitam pela BR 330, sobretudo o pessoal do sudeste baiano que se desloca para o litoral sul. A turma de Jequié encontra no estabelecimento uma parada obrigatória. Pit stop para restabelecer as energias com as especialidades da casa. Figura alegre, bom de prosa, Isaque escreve sua página na história desta cidade. Sabe cativar pessoas, fazer amigos e preservá-los. Da sua vasta clientela constam fazendeiros, empresários, corretores de imóveis, populares, enfim, gente de todas as tribos do bem.

Maria inicia mais um ciclo de vidaO primeiro dia do mês de fevereiro é a data em que se comemora o aniversário da prefeita Maria das Graças. Ela administra o município de Ipiaú pelo segundo mandato consecutivo e vem trazendo inúmeros benefícios para a comunidade local. Nenhum dos gestores que a antecederam fizeram tantas realizações quanto Maria. É realmente a campeã de obras públicas. Nem mesmo no dia do seu aniversário Maria parou de trabalhar. Esteve em uma audiência na CONDER- Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia-, onde tratando de assuntos referentes ao desenvolvimento de Ipiaú, e visitou a Assembleia Legislativa, com a finalidade de assistir à cerimônia de posse dos deputados estaduais eleitos para compor a 20ª Legislatura. À noite comemorou o aniversário ao lado do seu esposo, o ex-prefeito José Mendonça, filhos e netos.

Parabenizamos a nossa prefeita por mais um ano de vida e desejamos que o tempo continue lhe trazendo serenidade, equilíbrio, sabedoria, saúde, paz e prosperidade. Que não lhe falte força e entusiasmo para superar eventuais obstáculos e que possa realizar importantes projetos para o futuro. Continue administrando, cuidando dos bens e das causas públicas e respeitando a todos (as). Que sua vida esteja sempre pautada na humildade e na força de vontade de atuar de forma ética e humana. Que Deus ilumine seus caminhos, para que, prossiga na trilha do bem, trabalhando cada vez mais em prol da nossa terra e da nossa gente, como vem fazendo dia após dia.

Dona VeraOutra ilustre aniversariante no mês de fevereiro é a ex-prefeita de Barra do Rocha, Vera Lucia Franco Ramos Costa. Ela já esteve em duas ocasiões administrando o município, exerce liderança carismática na comunidade, e é mãe do atual prefeito, o médico José Luiz Ramos Costa. A ex-gestões do município fez aniversário na quinta-feira, 9 de fevereiro.

Fevereiro MarleyNo próximo sábado, 11 de fevereiro, as tribos regueiras de Ipiaú e região estarão reunidas, a partir das 21 horas, no Clube Náutico Rio das Contas, para celebrar a segunda edição do Fevereiro Marley, um evento promovido pelo radialista Júlio Rasta que proporcionará ao público espetáculos com atrações de projeção regional, nacional e internacional.

No elenco os reggae man Zebulon Fyah, vocalista da banda Red Meditation (SSA) e Amani Kush, vocalista da banda gaúcha GrooVI, além da banda Raíz Negra, de Jequié, e os DJs Ras Seles e Ups Vibez, de Salvador. Tem ainda uma apresentação da banda ipiauense Roots Lion, fundada pelo saudoso Zé di Assis, pioneiro do ritmo jamaicano na região. Atualmente a banda é liderada por Vanessa e Clodoaldo de Assis, filhos de Zé. O festival foi criado para movimentar a cultura reggae na cidade e homenagear o grande Bob Marley no mês do seu nascimento.

Júlio RastaO produtor e radialista acredita na possibilidade de o “Fevereiro Marley” ficar definitivamente marcado na história cultural deste município. Ele informa que foram vendidas mais de 100 camisas do evento e a expectativa é de casa cheia. A entrada foi estipulada no preço de R$ 25 na portaria. A ideia inicial era de que o festival acontecesse na Praça Álvaro Jardim, para que todos tivessem acesso gratuito, mas por questões de logística teve que ser transferido para o Náutico. Há 21 anos Júlio Rasta apresenta, na Rádio Livre de Ipiaú, o programa Espaço Roots Reggae, obtendo alto índice de audiência no horário das 19 às 21 horas de cada sábado.

Aline e Laryssa

A provável ida da ex-Primeira Dama da Bahia, Aline Peixoto, para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), desmancha a tese de alguns analistas da política ipiauense de que ela poderia concorrer à sucessão da prefeita Maria das Graças. Ao mesmo tempo reforça a possibilidade da secretária municipal de Saúde, Laryssa Dias, entrar no páreo com forte favoritismo. Cada vez mais Laryssa é vista ao lado da prefeita, assim como marcando presença em diversos atos públicos e eventos sociais. “Tá em todas”, como diz o povo. É leve, jeitosa, carismática e amiga de Aline que tem força nas esferas superiores do poder político.

Chegando ao cargo vitalício do TCM, Aline contará com um salário atualizado de R$ 41,8 mil mensais, mais outros benefícios. O ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) e o ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), já conseguiram nomear as respectivas esposas para o cargo vitalício de conselheiras dos tribunais de contas locais. O ex-governador da Bahia segue no mesmo caminho. Os três são atuais ministros da república.

Em tempo: Um médico de Ipiaú profetizou que Aline seria a Primeira Dama do Estado e poderá ser a Primeira Dama do Brasil. Não podemos descartar essa possibilidade já que o ministro Rui Costa está com a bola toda para figurar entre os possíveis sucessores de Lula.

Mestrado na UFRB

A médica veterinária Vanessa Fonseca, coordenadora da Vigilância Sanitária de Ipiaú, ampliando horizontes profissionais. Foi aprovada para o mestrado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB- com linha de pesquisa em Inspeção de Produtos de Origem Animal. Durante a sua pós-graduação, desenvolverá um projeto de pesquisa nos 16 municípios do Território de Identidade do Médio Rio das Contas, buscando adequação e desenvolvimento dos mesmos para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) o qual proporcionará, aos empresários dos municípios adequados, comercializar seus produtos, devidamente certificados, em todo país.

Caminho para educação

Idealizado, em 2017, pela saudosa Anatalia Paixão, o Projeto Caminho Para Educação, objetiva arrecadar material escolar, novo ou usado, para repassar às crianças cujos pais não tem condições de fazer tais aquisições. O projeto conta com a parceria do “Mão Amiga” e tem como pontos de coleta os seguintes estabelecimento comerciais: Infopel, Papel Mix, Artesanato Papelaria e Cia, Mundo do Real, Criativa, Salão da Rê, Salão de Josane, Cliorti e Acarajé da Loy, além das escolas Ciranda das Letras; Nova Geração, Colégio Aprovado, Espaço Crescer, Colégio Batista, Colégio Santo Agostinho e Colégio Dom Bosco. Toda e qualquer doação é bem-vinda, desde que esteja em condições de uso. Maiores informações e esclarecimentos com os voluntários: Elisangela (73) 98134-4428; Naiane (73) 99969-1290; Poliana (73) 98867-7400; Laísla (73) 98172-0073 e Gabi (73) 99958-3047.

Preocupante

O PIB real de Ipiaú (descontado a inflação pelo IPCA) tem caído desde 2014. Isso significa menor geração de riqueza na cidade. Muita grana indo parar na mão de empresas licitantes da prefeitura, que são de fora do município. Agravado pelo crescente e-commerce e o êxodo da população para centro comerciais mais desenvolvidos. (Do arquiteto e urbanista Elson Andrade).

Detalhes de um milagre

Diego Alves Pereira, 35 anos, natural de Ipiaú, funcionário da Embasa, membro da Igreja Batista Novo e residente em Ubatã considera que vivenciou um milagre e vem dando este testemunho em templos de igrejas evangélicas do Brasil e até do exterior. Também narrou o fato em um livro intitulado “Detalhes de um Milagre”. A obra repleta de surpresas, contraria a máxima popular que assegura: “pescoço quebrado não se encana”. Diego mostra que com ele foi diferente, graças à bondade de Deus.

No dia 21 de fevereiro de 2016, Diego viajava para Itabuna, onde faria um concurso público, mas um acidente o impediu de seguir em frente. Na “Curva do Óleo”, próximo ao trevo de Itajuipe, o Fiat Uno em que estava capotou algumas vezes, deixando-lhe em estado gravíssimo, inclusive com uma fratura na segunda vertebra cervical. O neurocirurgião que lhe atendeu classificou o caso como “um milagre” e não viu necessidade de intervenção cirúrgica. Diego passou a usar um colete ortopédico cervical e com três meses já estava recuperado. Da vontade de agradecer a Deus veio a ideia de escrever o livro como testemunho do ocorrido.

Publicado pela Editora Viseu, “Detalhes de um Milagre”, tem ‎ 182 páginas, é prefaciado pelo pastor José Carlos dos Santos e recebeu o incentivo do saudoso empresário Jheová Bejoino. O exemplar se encontra à venda nas Lojas Americanas, Uel Gospel/Shopping Liberdade, Karlos Modas e em algumas livrarias, ao preço de R$ 25,00. A versão digital está disponível na Amazon.com.br. O testemunho do milagre que lhe aconteceu, Diego Alves Pereira também vem dando através de palestras proferidas em âmbitos religiosos. No momento ele se encontra em Lisboa, Portugal, e daí seguirá para outros países da Europa.

Pelo fim dos lixões

Foi empossada no 31 de janeiro, no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia-SINDAE-, em Salvador, a primeira diretoria do Fórum Pelo Fim dos Lixões no Brasil – FFL-. A entidade tem como presidente o secretário de Meio Ambiente do município baiano de Valença, Marcelo Borges, e visa contribuir para a implementação da Lei do Saneamento que estabeleceu prazo até o próximo ano, 2024, para que esses aterros irregulares deixem de existir no território nacional. Todos os anos centenas de toneladas de lixos sem nenhum tratamento são descartados a céu aberto de maneira irregular, poluindo paisagens, solos, lençóis freáticos e também transmitindo doenças para as pessoas que têm contato com esses resíduos.

Os PaquerasDentre os antigos conjuntos musicais que marcaram o panorama cultural de Ipiaú nos anos 70, estava “Os Paqueras”, do Ginásio de Rio Novo. Tinha um repertorio essencialmente da “Jovem Guarda”, e bons instrumentistas. No elenco destacavam-se o guitarrista Valdeck, filho de seu Everaldino do Café Rio Novo, e o baterista Edvaldo Cardim Barreto, o popular “Vadinho”. Na foto histórica também aparecem os educadores Salvador da Matta e capitão Milton Pinheiro.

Gato por lebre

O viés intelectual fez com que Deledél (Josenildo Pereira da Silva) editasse uma gazeta mimeografada que recebeu o nome de “Loca do Acarí”. A publicação não passou do segundo número, já que na edição de estreia seu editor havia colocado um anúncio do Restaurante Pouso do Jacu, sem a devida autorização da dona da casa. Cheia de razão, a comerciante recusou-se a pagar a publicidade. Não logrando êxito na cobrança ilegal Deledél deu o troco. No mais autêntico estilo extorsivo de Assis Chateaubriand, estampou, na segunda edição da “Loca”, a sensacionalista manchete: “Niêta vende gato por lebre”.

A ousadia da manchete custou caro ao editor. A ultrajada e brabíssima empresária amolou o facão e saiu na caçada do detrator. Deledél não teve outro jeito a não ser o de se esconder e tirar o pasquim de circulação. Nem os acaris do Gongogi passaram por tanto aperto quanto ele naqueles dias de sufoco e exílio. Quando os ânimos acalmaram ele saiu da toca e manteve total distância de Niêta.

*Coluna produzida por José Américo Castro