Giro Ipiaú

Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

FLORES DE HOLAMBRA ENFEITANDO IPIAÚA Praça Álvaro Jardim continua florindo. Não tinha lugar mais apropriado para receber, pela primeira vez em Ipiaú, a Feira de Flores de Holambra com sua diversidade de plantas ornamentais e mudas de árvores frutíferas, além de insumos orgânicos. O evento teve início nessa terça-feira, 7, e prossegue até o próximo domingo, dia 12 de março, funcionando das 9 às 20 horas. Na feira são 130 belas espécies à disposição dos amantes da floricultura. Os preços variam de R$ 4,0 a 400 reais. As orquídeas, rosas do deserto, mini cactos, anthuriuns e rosas miúdas chamam a atenção pela rara beleza.A visitação tem superado as expectativas dos organizadores e atraído pessoas de até outros municípios da região. Dentre os visitantes no primeiro dia da feira estavam a prefeita Maria das Graças e o secretário da Cultura, Caio Braga. Na oportunidade, a gestora foi presenteada pelo produtor do evento, Fernando Palhares, com uma bela orquídea.

DONA TEREZINHA CHEGA AOS 90Foi no último dia 4, sábado, na Fazenda Sucuriú, a festa em comemoração aos 90 anos de vida da professora Teresinha Soares de Souza. Parentes e amigos estiveram reunidos na celebração de tão importante data. Momento de louvor e agradecimento a Deus pela longevidade e boa saúde da matriarca que continua serena e feliz. Boas lembranças do marido José Olímpio de Souza, o saudoso “Zeca Souza”, referência de trabalho e honestidade. O casal gerou cinco filhos: Joaquim, Antônio, Fátima, Elisa e José Olímpio Jr. A descendência se ampliou em nove netos e dez bisnetos.Apesar da idade avançada, dona Terezinha mantém o entusiasmo e capacidade de aglutinar. Em sua história consta o exercício do magistério, a condição de diretora do Colégio Celestina Bittencourt e o mérito de ser uma das fundadoras do Grupo da Terceira Idade de Bem com a Vida. Ao se aposentar montou a Floricultura Cheiros do Campo. Entre as flores colhe os frutos da sabedoria e a paciência que o tempo lhe proporcionou.

PAIXÃO DE CRISTO EM NOVA JERUSALÉMO agente de turismo Tadeu Ribeiro prepara mais uma excursão para o espetáculo “Paixão de Cristo” de Nova Jerusalém, no agreste pernambucano. O espetáculo acontece entre os dias 1 a 8 de abril, no período da Semana Santa e tem um elenco formado pelos atores Cleber Toledo, no papel de Jesus; Eriberto Leão, interpretando Pilatos; Luiza Tomé, como Maria; Nelson Freitas, na figura de Herodes e Duda Reis, como Herodíades. Do elenco também fazem parte mais de 50 atores e inúmeros figurantes.Nova Jerusalém, é uma cidade teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais. Trata-se do maior teatro ao ar livre do mundo.

FORMATURA DE BENEDITOAcontece neste sábado, a partir das 18 horas, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, em Jequié, a solenidade de formatura de mais uma turma do curso de Direito pela UniFTC. Entre os formandos está o ipiauense Benedito Teles Silva. Desde já ele vem celebrando a tão esperada colação de grau que abrirá portas para o mercado profissional. Foram alguns anos de dedicação para assistir às aulas, enfrentar uma grande carga de leitura, realizar provas e o temido trabalho de conclusão de curso, finalmente chegou a hora de pegar o tão sonhado diploma!

CAROL E OUTROS GRADUANDOSA nova turma de advogados pela FTC de Jequié conta ainda com nossa amiga Carolina Maria Neves ( Carol) , esposa do jornalista e publicitário Marcel Hohlenwerger, da agência Maré. Com ela estarão colhendo os louros desse momento inesquecível os seus colegas karlla Alzira, Carla Cardoso, Jaridson Santana e Monica Brito. Ao todo são 16 formandos. A solenidade será prestigiada por autoridades públicas e juristas. O paraninfo da Turma é o Promotor de Justiça e professor da turma, Dr. Mauricio Cavalcante, um dos mais respeitáveis membros do Ministério Público da Bahia.

ROBERTA NA CULTURANatural de Ipiaú, bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade Propaganda, especializando-se em Semiótica e Análise do Discurso, cursando Licenciatura em Teatro pela UFBA /EAD, produtora e agitadora cultural, Roberta Gonçalves de Arruda, assumiu a Diretoria de Cultura de Ipiaú. Foi uma grande aquisição da prefeita Maria das Graças para o seu time profissional. Roberta sempre esteve na vanguarda da luta por uma Ipiaú mais artística, pela valorização das raízes do povo deste lugar. Idealizou e agilizou importantes projetos, promoveu eventos que fizeram história, atuou nos palcos e bastidores de espetáculos das artes cênicas. É muito bem articulada e boa de briga pelas boas causas. Guerreira mesmo. Se lhe derem condições realizará um grande trabalho ao lado do secretário Caio Braga.

LANÇAMENTO LITERÁRIOA Lanchonete de Isaque foi palco, na noite do último dia 23 de fevereiro, do lançamento do livro “Restaurando Famílias – 30 passos fundamentais para uma família de sucesso, você vai encontrar um conteúdo de alto valor para sua família”, que tem como coautora a bacharel em Serviço Social, Flávia dos Santos Sardinha, natural de Itagi, mas residente em Ipiaú há vários anos. A obra, viabilizada pela Editora Chave Mestra, reúne textos de renomados profissionais do desenvolvimento humano e foi lançada nacionalmente no dia 11 de fevereiro, em Alphaville – São Paulo. Esta é segunda coletânea que Flávia Sardinha participa. Anteriormente ela marcou presença na coletânea “Clube do Livro – Experiência de Transformação em Meio à Pandemia -. Vale citar que Flávia é palestrante e treinadora comportamental, tendo como missão de vida estimular as pessoas a resgatarem sua verdade e identidade, se reconciliando consigo, com Deus e com o próximo.

COM FÁTIMA BERNADESTadeu Ribeiro num encontro com a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, na casa de espetáculos Piadaria Comedy Clube, em Fortaleza. Na oportunidade a jornalista estava acompanhada da sua filha Beatriz Bonner e do seu atual namorado, o deputado pernambucano Tulio Gadelha (Rede).

RASSIRE EM PARATYA jovem empresária Rassire Rezende, natural de Ipiaú, filha de Bel Rezende – secretaria da FM Ipiaú, vem se destacando em seu perfil no Instagram onde mostra a sossegada rotina em um lugar com praias paradisíacas e extremamente encantadoras. Vivendo em Paraty, Rio de Janeiro, há cerca de 5 anos, Rassire convida todos a conhecerem a bela localidade onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, em um cenário deslumbrante. Vivendo em Paraty há cerca de 5 anos, com seu esposo e filho, mostra que o lugar é uma festa para os sentidos. Tem História, Cultura, Gastronomia, Praia, Cachoeiras, Aventura, Música, Diversão, Passeios, Artesanato, Eventos, Arquitetura, Tradição… Para quem quiser conhecer mais sobre o dia a dia de Rassire, é só segui-la no Instagram @rassire.

NÍVER DE LÚCIAMais uma vez a Turma da Madrugada interrompeu a caminhada cotidiana para celebrar, na Praça de Eventos, o aniversário de uma das suas participantes. No dia 7 de março, terça-feira, a festa foi para Edna Lúcia. Tudo muito simples e bonito. Singela expressão da solidariedade. Após cantar os parabéns foi servido o lanche que deu substancia para a galera continuar a caminhada. Apesar da comemoração ter sido no dia 7 de março, o niver de Lucia acontece na data de 24 de fevereiro.

NA BASEAté pouco tempo na bancada oposicionista, o vereador Edson Marques -DEM- aderiu à base de sustentação da prefeita Maria das Graças -PP- na Câmara municipal de Ipiaú. Antes ele era um ferrenho crítico da administração, embora se mostrasse flexível quando os interesses do município se impunha na situação, agora deverá ser um fiel defensor do governo. É a dinâmica da política, onde articulações de bastidores surpreendem os mais conservadores.

NA PRESIDÊNCIAO irreverente vereador Lucas de Vavá-PSD- atual vice-presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, vem sentindo o gosto de sentar na cadeira do titular da Mesa Diretora da casa. Quando o presidente Robson Moreira-PP- se levanta do lugar para fazer um pronunciamento na Tribuna Livre, o convida para lhe substituir, mesmo em breves momentos. Todo sorridente e um tanto desajeito Lucas vai se acostumando e aprendendo.

*Coluna produzida por José Américo Castro