A inflação de produtos ligados à Sexta-feira Santa subiu 12,21% na Bahia no período de um ano, conforme aponta Fecomércio-BA. O aumento chama atenção já que a Sexta-feira Santa e a Páscoa se aproximam.
De acordo com estudo da Fecomércio-BA, com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação de mais de 12% nos principais produtos e ingredientes ligados aos feriados é quase o dobro da inflação geral da região, que é de 6,51%.
A cebola, procurada para preparar os pescados tradicionais para a época, foi um dos produtos com maior aumento conforme explica o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
“A grande vilã é a cebola com aumento médio de 40,95% em 12 meses. Além da menor oferta prevista no Nordeste, as chuvas de verão na região sudeste também atrapalharam a colheita e a distribuição entre as centrais de abastecimento”, explicou Dietze.
Ainda de acordo com o consultor econômico, os peixes subiram 1,96% em um ano, abaixo da inflação geral. Porém, o essencial acompanhamento, o arroz, ficou 16,28% mais caro. Ou seja, o consumidor se beneficia por um lado, mas sente a pressão do preço por outro. *As informações são do G1