Giro Ipiaú

Em sessão na Câmara, Erlândia esclarece questionamentos sobre a Secretaria de Educação do município

Secretária Erlândia Souza

Presidida pelo vereador Claudio Nascimento -PSD-, 1º Secretário da Mesa Diretora, a Sessão Ordinária que a Câmara Municipal de Ipiaú, realizou na noite de quinta-feira, 16, teve como destaque a presença da secretária de Educação, Erlândia Souza. Ela foi convocada pelo vereador oposicionista Cleber Gadita -PDT- para prestar esclarecimentos a respeito de assuntos referentes à pasta, a exemplo do pagamento do reajuste do piso salarial do magistério e valores investidos na Jornada Pedagógica deste ano, além dos gastos com diárias em eventos fora do estado. Outros questionamentos foram formulados no decorrer da sabatina.

Foto: Divulgação

Com propriedade, segurança e conhecimento de causa, a secretária trouxe os devidos esclarecimentos, ao tempo em que apresentou ações desenvolvidas em favor da educação no município. Erlandia citou Paulo Freire, assim como teceu elogios à prefeita Maria das Graças pelo apoio que vem dando ao setor, inclusive agilizando a promoção das formações continuada que ampliam a qualificação dos profissionais e geram impactos positivos no desempenho dos estudantes. Em alguns momentos a fala da secretária foi entrecortada por aplausos da plateia que lotou o Salão do Plenário da Câmara. A maioria dos vereadores presentes, teceu elogios ao trabalho desenvolvida pela titular da pasta da Educação.

NO LUGAR DO PRESIDENTE

Foto: Divulgação

Na ausência do Presidente da Câmara, vereador Robson Moreira-PP- que tinha feito uma viagem a Salvador para tratar de assuntos voltados ao benefício de Ipiaú, a sessão deveria ser conduzida pelo vice-presidente Lucas Louzado-PSD-, mas este, após a abertura dos trabalhos e a leitura do “Pequeno Expediente”, achou por bem ceder o lugar para o 1º Secretário que exerceu a função com competência e imparcialidade. Por sugestão do vereador San de Paulista( Solidariedade) o plenário aprovou a suspensão da parte das “Considerações Finais”, para que houvesse tempo hábil durante a formulação das perguntas e respostas do assunto em destaque na pauta.

MOÇÃO DE APLAUSO
Além da secretária Erlandia Souza, a Tribuna Livre da Câmara foi ocupada pelo engenheiro Anderson Nonato dos Santos que explanou a respeito de um projeto de cursos de capacitação de operadores de máquina. Vale salientar que o vereador Claudio Nascimento fez um requerimento verbal solicitando do plenário a aprovação de uma Mocão de Aplausos à secretária de Educação, Erlandia Souza e à toda a sua equipe de coordenação pela realização da Jornada Pedagógica de Ipiaú que no seu entender “foi uma experiência bastante exitosa”.

PROJETOS DE LEI
No “Grande Expediente” foram lidos dois Projetos de Lei. O PL de Nº002/2023, do Poder Executivo que visa colocar o nome do ex-deputado Cleraldo Andrade no Mercado da Economia Criativa a ser implantado no espaço do antigo Mercado Municipal da Praça Salvador da Matta. Já o PL de Nº003/2023, da autoria do vereador Naciel Ramos, objetiva denominar de João Araújo, a praça que a Prefeitura vem construindo nas proximidades do Centro de Abastecimento de Ipiaú, na Avenida Getúlio Vargas.

PLANO DIRETOR

Foto: Reprodução/Giro Ipiaú

Dentre outros assuntos relevantes no “Pequeno Expediente”, foi lida uma indicação do vereador Robson Moreira no sentido que o Executivo Municipal reavalie o Plano Diretor Urbano, procedendo os devidos e necessários ajustes, de modo a redimensionar a área do perímetro urbano de lpiaú. Entre outros benefícios o redimensionamento e ampliação da área do perímetro urbano evitará a aflição dos moradores da localidade do “Passa com Jeito” que vem pressionado pelo DNIT a deixarem e demolirem suas residências. Matéria mais detalhada sobre este assunto será veiculada, brevemente por este site. ( José Américo Castro)