Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

IPIAUENSES EM PONTOS TURISTICOS DE PERNAMBUCOCapitaneadas pelo empresário de turismo Tadeu Ribeiro, 42 pessoas de Ipiaú, Itagibá, Barra do Rocha, Maraú, Ibirataia, Jequié, Vitória da Conquista, Santo Estevão e Feira de Santana, fizeram uma excursão ao Estado do Pernambuco, onde tiveram oportunidade de visitar atrativos históricos de Recife, Olinda, Caruaru, Nova Jerusalém, cidade teatro localizada no município de Brejo da Madre de Deus, Ipojuca e outros destinos.

Foram momentos de muita confraternização, novas amizades, descontração, resenha e tudo que se tinha direito. O tour começou pela encantadora Olinda, fundada em 1535, e considerada a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. O roteiro prosseguiu com um passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe, e suas pontes no centro histórico de Recife. Daí a turma seguiu para famosa feira de Caruaru, celebrizada na música de Luiz Gonzaga e considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial do Brasil. Na sequência o grupo foi para o distrito de Fazenda Nova, em Brejo de Madre de Deus, agreste pernambucano, onde se localiza o maior teatro ao ar livre do mundo, para assistir à peça Paixão de Cristo, tendo como protagonistas os atores globais, sendo que Klebber Toledo interpretou o personagem principal. Luiza Tomé esteve no papel de Maria. Nelson Freitas e Eriberto Leão estavam no elenco que contou ainda com cerca de 300 figurantes.

PORTO DE GALINHASPara fechar a excursão com chave de ouro, um dia quase inteiro na paradisíaca praia de Porto de Galinhas, com suas águas mornas, calmas e cristalinas. Algo parecido com o Caribe. De quebra uma parada em Maceió, capital alagoana. A turma curtiu pra valer e certamente guardará na memória esses momentos tão especiais. Com exceção de Tadeu que organiza excursões desde 2010, quando levou um grupo até Porto Seguro para assistir ao show de Roberto Carlos, a recordista em viagens é Clarice do Mingau. Já são mais de 20 passeios em que ela marca presença.

CIDADE EM DESELVOLVIMENTOO radialista Nailton Borges de Souza, comemora um ano de existência e alta audiência, do Programa Cidade em Desenvolvimento que vai ao ar em todas as tardes dos dias uteis, na Ipiaú FM. O programa institucional da Prefeitura Municipal de Ipiaú, estreou no dia 4 de abril de 2022, e desde lá vem divulgando os atos da gestão, garantindo assim a transparência necessária para a comunidade. Nailton calcula que já são centenas de entrevistas, com diretores, secretários e a própria prefeita Maria das Graças.

RAP NA PISTA DE SKATENa tarde deste sábado, 15, a partir das 16 horas, tem uma batalha de rap na pista de skate da Praça de Eventos Álvaro Jardim, em Ipiaú. Denominado de VOZES DAS RUAS, o evento é mais uma realização da Secretária Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, e visa valorizar este estilo musical vindo das periferias, dos guetos e vielas e, que encontra através de sua música e dança, as críticas sociais para desconstrução de uma marginalização representada por uma sociedade opressora. Trata-se de uma batalha musical contra o preconceito. Cerca de 20 atrações, entre bandas e artistas solo, estarão no palco mostrando seus talentos, capacidade de improviso, reafirmando o rap como uma saída, um desabafo, busca por crescimento, luta contra o racismo com expectativa de superação.

PAIXÃO DE CRISTO EM IPIAÚMais uma vez os atores ligados à Paroquia de São José Operário, no Bairro Euclides Neto, encenaram o espetáculo “Paixão e Morte de Cristo: O maior ato de amor”. Foram duas apresentações no decorrer da Semana Santa, com um elenco constituído por mais de 60 atores que se reversaram nos personagens da trama. O jovem ator negro Cloves Laje, fez o papel de Jesus. Os demais protagonistas com seus respectivos personagem foram: Larissa Barros (Maria Madalena); Naiele Torquato (Maria mãe de Jesus); Iuri Nascimento (Judas), Caio Braga (Herodes); Jheffeson Aguiar e Alexandro Barbosa ( Pilatos); Vinicius Cruz, Fernando e Vítor (Sumos Sacerdotes). Além de interpretar Herodes, o secretário municipal de Cultura, Caio Braga dirigiu o espetáculo que contou com quatro cenários e efeitos especiais. As apresentações foram nas praças São José Operário e Rui Barbosa.

NA ETERNIDADEE fica a saudade, as boas lembranças, recordações. Minha prima querida, amiga da infância e no decorrer do tempo. Pessoa do bem, de uma trajetória vitoriosa, de uma vida intensa, imensa como a sua boa vontade, seu sorriso aberto, seu olhar em brilho, luz. Que o bom Deus conforte sua família e todos aqueles que desfrutaram da boa companhia de Maria Antônia. Ela retornou à casa do pai celestial. É mais uma estrela brilhando na imensidão. Maria Antônia formou-se em magistério pela Escola Normal de Rio Novo, mas preferiu ingressar no Banco do Brasil, onde trabalhou por muito tempo e conheceu Ari, seu esposo. Deixou a instituição bancária e tornou-se empresária do turismo. Promoveu inúmeras excursões, a maioria delas internacionais. Conheceu boa parte do mundo, do ocidente ao oriente, sobrevoou continentes, navegou em oceanos, visitou patrimônios da humanidade. Viveu.

EM MEMÓRIA DE UM HOMEM EXTRAORDINÁROAos 101 anos fez a passagem o médico e escritor José Léo Lavigne. Ele morreu no último dia 7, Sexta-Feira Santa, em Caldas do Jorro, onde residia há 15 anos. Seu corpo foi sepultado em Salvador. Filho do advogado e ex-prefeito de Ilhéus, Eusinio Lavigne e Maria Odília Teixeira, a primeira médica negra do Brasil, Dr. Léo, como era mais conhecido, tinha muita sapiência e generosidade. O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) emitiu nota lamentando o falecimento e lembrando que Dr. Léo formou-se na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1948, sendo um dos primeiros médicos jurisdicionados deste Conselho, ocupando o registro de número 51 na autarquia baiana. Em 2019, ele foi entrevistado pelo Cremeb para um breve memorial sobre a sua mãe.
Durante a sua carreira, Dr. Léo produziu publicações científicas sobre alergologia – a última delas aos 90 anos – e, além desta, exerceu também as especialidades de cirurgia geral e medicina do trabalho. Nos dias atuais, estava escrevendo um livro sobre o espiritismo. A trajetória de José Léo Lavigne no exercício da Medicina está marcada também pelos mais de 20 anos de dedicação ao serviço de urgência do antigo Hospital Getúlio Vargas, em Salvador, e aos anos de trabalho no serviço médico da Petrobrás.

Dona Josephina Teixeira Lavigne (Yayá), foi a musa e o grande amor de Dr. Léo. Dessa união nasceram quatro filhos: Eusinio Lavigne Neto, André Lavigne, José Leo Lavigne Filho e Marcus Lavigne. Todos graduados e bem-conceituados. A estes ele agradeceu, em um dos seus livros, por terem devolvido em dobro o amor paternal que lhes dedicou, dando-lhe apoio valioso e sustento generoso na velhice.

*Coluna produzida por José Américo Castro